Olimpíada Brasileira de Robótica na Unisinos

Evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto no campus São Leopoldo

Foto: iStock

Nos dias 20 e 21 de agosto a Unisinos será sede da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A disputa acontece no Centro de Esporte e Lazer, campus São Leopoldo. Uma importante competição em formato de “olimpíadas científicas” apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq que se utiliza da temática da robótica. Na disputa, vão ser 220 alunos do Ensino Fundamental divididos em 75 equipes e 100 alunos do Ensino Médio distribuídos em 40 equipes.

O coordenador da Graduação em Engenharia Elétrica, João Olegário de Souza explica que os participantes vão ter o desafio de montar e programar um robô que terá que ser ágil para superar terrenos hostis (redutores de velocidade), atravessar áreas desconhecidas (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar as vítimas (bolas de isopor revestidas de papel alumínio), transportando-as para uma área segura (ponto de resgate) onde os humanos podem assumir os cuidados das vítimas.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando a temática. “Iniciativas educacionais envolvendo robótica, além de ser uma ferramenta motivadora para estudantes, permitindo desenvolver diferentes atividades educacionais, estimulam jovens estudantes para a área de ciências exatas e auxiliam no processo de produzir recursos humanos na área de Engenharia”, completa João Olegário.

Olimpíada Brasileira de Robótica é um evento público, gratuito e sem fins lucrativos, organizado voluntariamente por um Conselho de professores de várias Universidades Brasileiras da área de Robótica. Outras informações sobre a OBR, você confere na página do evento.