Oficina prepara alunos para entrevistas de emprego em inglês

Atividade integra o evento Profissionais para o futuro, que segue até 21/5

Saber falar sobre si é a primeira regra para quem busca um emprego. Agora, se a tarefa já não é fácil em português, imagine em outro idioma. A fim de preparar estudantes da Unisinos a esse propósito, foi realizada, nesta quarta-feira, 20 de maio, a oficina Entrevistas para emprego em inglês. A atividade ocorreu no campus de São Leopoldo, como parte integrante da programação do Profissionais para o futuro.

“Além de dar dicas sobre como se portar e que termos usar em uma entrevista, a oficina favorece o treino, mostra que os alunos podem se comunicar”, afirmou o professor Roberto Chiodelli, do Instituto de Línguas da Unisinos – Unilínguas, que ministrou a atividade. “É uma pequena intervenção para ajudar a superar o medo.”

A estudante de Comércio Exterior Nathany Leal sabe bem a importância da prática. Aluna do primeiro semestre do bacharelado, ela percebeu cedo essa necessidade e foi em busca do curso de inglês no Unilínguas. “A área de comércio exterior requer que se saiba essa língua”, disse. Para ela, que está à procura de emprego, participar da oficina foi uma chance de potencializar conhecimentos.

Durante a atividade, foram trabalhados conceitos e atitudes fundamentais à conquista da vaga, desde a preparação do currículo até o momento da entrevista. “Você está sendo testado”, destacou o professor, ao abordar tópicos como postura, pontualidade e vestimenta. Ele também frisou a importância da motivação. “Estude a empresa antes e, quando perguntarem se você tem alguma dúvida, diga sim, mostre interesse.”

Tanto a apresentação por parte do professor quanto a dinâmica, ao final da oficina, foram ministrados integralmente em inglês. O Profissionais para o futuro segue até quinta-feira, 21 de maio. Acesse a página do evento e saiba como participar.