Oficina apresenta aplicativos populares da astronomia

Atividade ocorreu na sexta-feira, 08 de maio

Encontrar objetos no céu, conhecer mitologias, avançar e retroceder no tempo, observar o sol da meia noite. Essas foram algumas das oportunidades que os participantes da Oficina de Astronomia tiveram na última sexta-feira, 08 de maio.

A atividade aconteceu às 17h30, no Auditório da Física (B15 211), campus de São Leopoldo, e foi ministrada pelo laboratorista Diomar Sbardelotto. Também contou com a participação do professor do curso de Física Luiz Augusto da Silva.

Na ocasião, foram apresentados alguns dos principais aplicativos voltados à astronomia: Stellarium, SalsaJ, Celestia e Virtual Moon Atlas. A proposta da oficina consistiu em apontar características e funcionalidades dos utilitários para que os alunos possam fazer uso das ferramentas com propriedade.

Por meio desses aplicativos, é possível compreender a variação solar e localizar estrelas, constelações, planetas e nebulosas, além de simular condições específicas e eventos astronômicos.

O próximo encontro será na sexta-feira, 15 de maio, no mesmo horário e local. Confira a programação completa em Oficinas de Astronomia 2015. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar