O céu é o limite

Palestrante mostra que boas ideias podem levar a concretização de projetos inovadores.

Crédito: Divulgação

Eduardo Goerl sempre sonhou alto e não recuou quando teve a oportunidade de concretizar os seus sonhos nas alturas. Ele é piloto de Airbus A320, carreira que concilia com a de administrador, graduado em Gestão para Inovação e Liderança, da Unisinos. Como consegue isso? Unindo o que de melhor aprendeu nas duas áreas que, para ele, têm muito em comum. Para além de pilotar um avião ou uma empresa, Eduardo empreende. Deste movimento, nasceu o Agrone, um drone para ser utilizado na pulverização de lavouras. Confira um pouco dessa viagem no mundo das ideias criativas do palestrante do TEDxUnisinos 2014:

De onde vem essa multiplicidade profissional e onde elas se encontram?

Eduardo: Meu tio era piloto da antiga Varig. Este sempre foi meu sonho profissional e de vida. A administração surgiu pela identificação de uma competência de liderança, após dois anos em um grêmio estudantil. Assim, ingressei no curso de Gestão para Inovação e Liderança, na Unisinos. A aviação nunca me deixou ir muito longe e sempre estive conectado com ela. Quando acabei todas as horas necessárias como piloto, larguei temporariamente a administração para ser instrutor de voo. Quando surgiu a oportunidade de entrar em uma companhia aérea, embarquei sem dúvidas. As duas profissões se encontram todos os dias. Apesar de não trabalhar na gestão da empresa aérea na qual atuo como piloto, existem diversos desafios no entendimento do “negócio aviação”, que são facilitados pela experiência com administração. São necessárias muitas horas de planejamento de escalas nos dois trabalhos. Além disto, é preciso controle para chegar no aeroporto e desligar todos os equipamentos eletrônicos, esquecendo temporariamente os desafios que chegam pela Agrone. Voar segue sendo minha paixão, então quando eu entro na cabine fica fácil de me desconectar do mundo e só voar. 

Voar segue sendo minha paixão, então quando eu entro na cabine fica fácil de me desconectar do mundo e só voar.

Eduardo Goerl, palestrante do TEDxUnisinos 2014

De onde surgiu a ideia para a criação do Agrone?

Eduardo: Pilotos são muito ligados à segurança de voo, consequentemente conhecemos estatísticas e principalmente ouvimos histórias de ocorridos com amigos e conhecidos. As estatísticas de segurança de voo na aviação agrícola e pulverização de lavouras, são muito desfavoráveis, e existe uma definição do estágio de voo onde são ainda piores. Nestes estágios é que queremos entrar, sobretudo para preservar vidas. 

Qual a importância deste projeto?

Eduardo: Além da insegurança do processo de pulverização, existe um grande empenho mundial em tornar a pulverização mais precisa. Identifiquei, então, que naquelas áreas onde o avião não consegue trabalhar bem, por causa dos riscos inerentes àquele voo, é possível pulverizar com precisão e zero riscos à vida humana, com a utilização do drone. Eduardo é um dos 12 palestrantes que integram o time inspirador do TEDxUnisinos 2014. Confira a programação completa.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar