Com Teatro Unisinos lotado, o Fronteiras do Pensamento abordou “Quem está no controle?”

Evento contou com a participação do reitor da Universidade

Crédito: Arthur Woltmann

Na noite da última terça-feira, 30/4, com o Teatro Unisinos lotado, o público acompanhou a abertura do Fronteiras do Pensamento 2024. O evento, conduzido pelo jornalista Marcelo Rech, abordou o tema “Quem está no controle?” e teve o cientista inglês Stuart Russell abrindo a série de conferências desta edição.

O início do Fronteiras contou com uma apresentação musical de Quatricelli, quarteto de violoncelos. Em seguida, o reitor, Pe. Sergio Mariucci, prestou solidariedade aos desabrigados pelas chuvas e agradeceu a participação do público no evento. O Fronteiras do Pensamento, aqui na Unisinos, realiza também a nossa missão de promover a cultura e fomentar o exercício intelectual. Com isso, o teatro é uma extensão da sala de aula, além de um diálogo da Universidade com a sociedade por meio da cultura”, pontuou.

Dando continuidade ao evento, Stuart Russell falou sobre Inteligência Artifical (IA). Ele é professor de Ciência da Computação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e autor de Inteligência Artificial a Nosso Favor (2021) livro adotado por mais de 1,5 mil universidades em 135 países como texto padrão em IA.

Referência no assunto, Stuart chamou atenção para o cuidado com as máquinas e no uso da IA. Em sua opinião, o tema deve ser visto com mais seriedade. “Precisamos ter confiança de que os sistemas de inteligência artificial que estão criando são seguros”, enfatizou.

Para o cientista, é preciso ter certeza de que os sistemas que estão sendo criados são para o bem. “Precisam ser registrados e devem ser desligados caso se comportem mal, como ao fazerem cópias de si mesmo ou difamando indivíduos”, explicou.

Após a conferência, em um espaço para perguntas, o cientista foi questionado sobre o uso da IA na educação. Ele disse acreditar em um trabalho em conjunto, professor e Inteligência Artificial, com uma entrega ainda melhor e uma valorização da profissão.

O conferencista finalizou a noite em uma sessão de autógrafos realizada na Unisinos.