Nossa travessia nos próximos anos: desenvolvimento com austeridade

Encontro de abertura do semestre 2016/1 abordou a situação econômica do país

Na manhã do último sábado, 19 de março, professores, tutores e funcionários foram recepcionados no saguão do Anfiteatro Padre Werner com um café da manhã e participaram do encontro de abertura do semestre 2016/1. Esse tradicional encontro, realizado semestralmente, busca integrar os colaboradores e apresentar os números acadêmicos, sociais e financeiros e projetos da universidade.

Com o tema “Nossa travessia nos próximos anos: desenvolvimento com austeridade”, o evento abordou a situação econômica do país e do mundo, o desafio que esse cenário nos apresenta e a importância da união da comunidade acadêmica para fazermos a gestão dessa travessia juntos. O reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, deu as boas-vindas aos presentes e iniciou sua fala dizendo que o tesouro da Unisinos é sua Missão, que nós, seres humanos com nossas fragilidades, carregamos dentro de nós. A seguir, referiu passagem do texto Os valores que revelam a marca inaciana (KOLVENBACH, Peter-Hans, 2001), destacando as obrigações do reitor, e o compromisso primeiro, de enuclear o “nós. Destacou que: Nós somos Unisinos, uma Universidade jesuíta parceira da construção do consenso republicano. No exercício da liderança da Unisinos, a alta administração é suprapartidária, e rege-se pela égide da constituição brasileira.

Foto: Padre Pedro Gilberto Gomes

Enfatizou as trilhas estratégicas da Unisinos da universidade, e o compromisso de não abrir mão da missão, da transparência, da justiça, da honradez e da excelência acadêmica.

Na sequência, foi feito um informe intitulado Comunidade acadêmica da Unisinos e parceiros livres do aedes aegypti, pela professora Luciana Gomes e a senhora Sandra Lissot.

O diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alsones Balestrin fez uma apresentação sobre os institutos tecnológicos da Unisinos, os resultados alcançados e seu importante papel dentro do processo de inflexão tecnológica e apresentou o vídeo de divulgação do novo portal dos itts.

Em seguida, o pró-reitor acadêmico padre Pedro Gilberto Gomes, trouxe os números acadêmicos. O pró-reitor de administração, João Zani, apresentou os números da universidade, a partir do painel de indicadores de 2015, os investimentos realizados e as metas para 2016. A necessidade de revisão orçamentária para 2016 e de uma gestão com austeridade foi abordada pelo reitor e pelo pró-reitor com os desafios e as oportunidades da travessia – 2016 a 2018. Abordou-se também a necessidade da austeridade estruturante, de nosso modo de ser no planeta, sem esgotar as possibilidades e os recursos naturais.

O padre Luiz Neis, superior da plataforma apostólica sul 2 da Província dos Jesuítas do Brasil, dirigiu palavras de confiança e agradecimento à administração da universidade e ao público presente.

Ao fim do encontro, a comunidade saiu do evento fortificada para seguir ao lado da Unisinos até o Brasil voltar a crescer.