Muralismo na Unisinos: Artes urbanas decoram espaços do campus

Proposta faz parte do projeto Arte & Cultura

Crédito: Gustavo Ev

Quem circula pelo Centro Administrativo, no Campus São Leopoldo, vai poder conferir artes muralistas em dois espaços do local. A ideia dessas obras veio por meio do projeto Arte & Cultura, reforçando o compromisso de incentivo à área cultural, buscando promover espaços de inclusão, reflexão e expressão artística.

As obras foram de autoria do artista Renam Canzi, head da Casulo, que explica que uma obra de arte gera diferentes entendimentos do público, sendo algumas intencionais por parte do artista e outras nem tanto. “Poder trabalhar com peças que levam a uma percepção mais ampla é muito legal, porque de repente alguém vai olhar para o galo e se apegar em alguma causa mais ambiental, ecológica e sustentável, enquanto outra pessoa vai olhar e entender como um lugar de liberdade. E esse é o papel da arte: possibilitar discussões e reuniões de ideias, além de deixar o lugar mais colorido, mais dinâmico, mais instagramável”, destaca.

Crédito: Gustavo Ev

Saiba mais sobre cada obra

Parede do Galo | Painel: Terra

A proposta desenvolvida em conjunto com os alunos de Publicidade e Propaganda da Unisinos, por meio de um workshop alusivo aos 50 anos da graduação, traz o símbolo do curso: o galo. No centro da imagem, há a representação de uma árvore da vida, que possui vários significados em diferentes culturas. Já a cobra tem o significado de cura, de revitalização, de renascimento, enquanto as cores reforçam a diversidade, a representatividade, com sentido de igualdade.

Parede da Fênix | Painel: Fogo

A arte dá destaque à fênix, pássaro mitológico que entra em autocombustão e depois renasce das cinzas, trazendo revigoramento e energia reciclada. A metáfora faz alusão a uma combustão social oriunda da pandemia, simbolizando o renascimento. A fênix está associada a esse lugar, com elementos que falam de fogo e de energia.

Outras duas artes serão feitas em breve e representarão os outros dois elementos: ar e água.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar