Moda Unisinos cria coleção cápsula com a Tok

Cerca de 160 alunos participaram da atividade

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Graduação em Moda da Unisinos e a Tok firmaram uma parceria para a criação de uma coleção cápsula para o inverno de 2019 da marca de vestuário feminino. As peças foram projetadas durante um workshop criativo, que ocorreu entre os dias 17 e 21 de setembro no Campus Porto Alegre.

O workshop da Moda é uma prática já tradicional no curso e acontece duas vezes por ano. Desta vez, participaram cerca de 160 alunos de todos os semestres do curso. “A cada edição, buscamos aprimorar a dinâmica e melhorar os processos”, falou a professora Luciana Soares, uma das coordenadoras da graduação, durante a abertura das atividades. A professora Dinara Dal Pai complementou: “Lembrem-se que a metodologia de trabalho não é rígida. Aproveitem esse momento para ampliar a compreensão sobre o cliente [Tok], pensar e criar”.

De acordo com a gerente de marketing da Tok, Fernanda Canazaro, “a Tok está se reinventando e fica feliz em fazer essa parceria com a Moda da Unisinos nesse momento”.

O desafio

Divididos em grupos, os alunos foram desafiados a criar uma pequena coleção com o tema Os Pampas. A ideia era usar elementos da cultura regional, como flora, fauna, etnias, indumentária típica e matéria-prima local. Ao todo, cada equipe deveria projetar 10 peças, sendo cinco jeans (uma delas um acessório) e cinco livres, com pelo menos uma delas estampada.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante a semana, os estudantes se envolveram em diferentes etapas do processo criativo — apresentação do problema, conceito e desenvolvimento de projeto, prototipagem, apresentação e feedback. Nem mesmo o feriado de 20 de setembro conseguiu diminuir a empolgação das equipes.

Como parte da atividade, os estudantes montaram espaços de experiências para mostrar suas ideias ao cliente. Teve mesa coberta por erva-mate, música tradicionalista ao fundo, teste aromático com macela e vários outros estímulos sensoriais.

O grupo que apresentou a melhor proposta foi eleito vencedor pelas representantes da Tok e terá pelo menos cinco de suas ideias produzidas e comercializadas com a tag Collab Moda Unisinos/Tok. Além disso, entre a equipe campeã, será feita uma seleção para um período de seis meses de estágio remunerado na empresa, com possibilidade de renovação ou efetivação.

Confira, no vídeo, o que mais aconteceu no workshop.

A Graduação em Moda da Unisinos

O bacharelado em Moda da Unisinos busca criar uma ponte entre o saber e o fazer moda. O curso estimula a intuição, a criatividade, a ousadia e a inovação em seus alunos. Durante a graduação, o estudante exercita, com a ajuda de professores e demais profissionais, o sistema de desenvolvimento de projetos, desde o entendimento das tendências de comportamento e de produto de moda até a comunicação no mercado, passando por processos criativos e aspectos práticos.

A Tok

A Tok nasceu em 1974, em Porto Alegre, como uma loja multimarcas unissex. Em 1994, especializou-se no público feminino. O sucesso foi tanto que a marca cresceu para outras cidades do estado. Hoje, possui 22 lojas próprias no Rio Grande do Sul e é referência em moda feminina.