Moçambique vem ao Brasil

Funcionários do Poder Público moçambicano realizaram curso In Company

Crédito: Rodrigo W. Blum

Este mês, a Unisinos recepcionou dez nativos de Moçambique. Os juristas do Ministério da Justiça, da Saúde e do Sistema Social Penitenciário moçambicano permaneceram duas semanas em Porto Alegre, onde realizaram o curso In Company de Contratos Internacionais. Desde o dia 1º de setembro, eles têm frequentado aulas na Unisinos –CIEE e, nas horas livres, aproveitado a capital, que afirmam ter superado suas expectativas.

Apesar de não saberem o local de destino, especificamente, a escolha pelo Brasil foi do grupo. “Achamos que o Brasil era a melhor opção, pelas relações que tem com os Estados Unidos, bem como outros países da América Latina. Há também a confluência de culturas e de direitos”, comentou Paulo Assubuji, ao reforçar que a escolha também se deu pela vantagem do idioma. A vontade de realizar o curso de formação, nas palavras dele, foi pela necessidade de estar capacitado para negociações internacionais.

O jurista afirma ter se surpreendido com as aulas. Para ele, os conteúdos ultrapassaram o básico. “Quando me inscrevi para fazer o curso, achei que aprenderia o básico da área técnica da realização de contratos internacionais, mas o ensinamento foi muito além. Nós aprendemos elementos que são essenciais nos contratos como o espírito da administração, técnicas de negociação, o relacionamento internacional extracontratual, todos os aspectos por volta do contrato”, relatou.

Além das aulas, os visitantes também aproveitaram a cidade nas horas vagas. “Conhecemos o Acampamento Farroupilha, caminhamos pela orla do Guaíba, fomos ao jogo do Grêmio, na Arena, ao Mercado Público”, contou Micaela Munhequete. Apesar da agenda apertada, ela destaca que todos puderam ver um pouquinho da cidade. Entretanto, outras atrações ficaram para uma próxima vez. Então, Ancha de Sousa lamentou-se: “Nós não pudemos ver o melhor pôr-do-sol do mundo”, ao fazer brincadeira com o estilo bairrista gaúcho.

Paulo frisa que o ambiente cultural é fundamental nessas experiências acadêmicas. “Viajar é isso; conhecer lugares e pessoas”, colocou. Ancha complementou que essa foi uma experiência da qual não irão esquecer tão cedo. “Aprendemos muito e, com certeza, tudo o que aprendemos vai ser muito útil quando voltarmos para casa”, finalizou.

In Company

Os cursos In Company da Unisinos são programas de capacitação de profissionais, que buscam atender necessidades específicas das empresas quanto a formação, a atualização e a qualificação de seus colaboradores. A proposta integra o conhecimento gerado pela universidade e pelos seus professores com a tecnologia da empresa, buscando o aumento da competitividade nos mais diversos setores da economia. O serviço busca promover melhorias de processos, de desempenhos e de resultados das empresas.