Mestres no Brasil e na França

Mestrado Profissional em Gestão e Negócios, com dupla titulação, forma sua 5ª turma

Crédito: Roberto Caloni

A última sexta-feira, 20/10, foi de alegria e emoção para os alunos da 5ª turma que, exitosamente, conclui o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos, com dupla titulação pela Universidade de Poitiers. À noite, no oitavo andar do Campus Porto Alegre, nove pesquisadores receberam o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação brasileiro e francês, com validade em toda a comunidade europeia. Um diferencial do Programa da Unisinos, que o torna único no cenário nacional. A qualidade do curso também é chancelada com nota 5 pela Capes.

Crédito: Roberto Caloni

A mestra Camila Leães, profissional de estratégia e desenvolvimento digital, afirma que o mais significativo que se leva do período foi o amadurecimento pessoal e profissional. “Passamos do know how (saber) para o know why (entender)”, relata. “Todos os colegas atuam como profissionais da área; já possuem conhecimento de mercado e teórico, advindo de outras pós-graduações, mas acredito que a turma, como um todo, desenvolveu muito o pensamento crítico. Nos tornamos mais questionadores. A provocação para enxergar um problema de diferentes ângulos foi o elemento mais precioso que o mestrado entregou”.

Da mesma forma, a mestra Zuleika Rheinheimer, concorda que a experiência provocou mudanças expressivas na maneira de entender o mercado. “Eu escolhi fazer mestrado para poder conciliar o conhecimento teórico com a prática. Vivi uma experiência transformadora, que me ajuda a ir mais preparada para o trabalho. O que eu aprendi aqui é aplicado todos os dias”, salienta ela, que atua como consultora de gestão de pessoas.

O Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos se destaca por formar profissionais qualificados para atender demandas econômicas e sociais, a fim de transferir conhecimento para a sociedade e gerar valor para as empresas. Sua ênfase aplicada é adequada para aqueles que querem aliar conhecimento de alto nível com perspectivas pessoais e profissionais. O programa qualifica para uma perspectiva sistêmica e internacional de gestão, que possibilita o exercício da prática profissional avançada, o que facilita a interação e a análise sobre o ambiente dos negócios.

Crédito: Roberto Caloni

Estavam presentes na solenidade, compondo a mesa de autoridade: o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; Pró-Reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro; a diretora do Escritório Internacional da Universidade de Poitiers, Monique Camilleri; o Diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Alsones Balestrin; a Decana da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, Claudia Bitencourt; e o Coordenador do curso, Guilherme Trez, que foi paraninfo e professor homenageado da turma de formandos.