Memórias e projeções

Aula Inaugural da Escola de Gestão e Negócios resgatou momentos históricos e refletiu a economia brasileira

Crédito: Divulgação

A noite do aniversário de 55 anos do curso de Ciências Econômicas da Unisinos foi a escolhida para acolher a Aula Inaugural da Escola de Gestão e Negócios (EGN). Além do resgate das memórias de mais de meio século de atividades na universidade e das homenagens para aqueles que ajudam a contar essa história, o momento contou com a palestra “A Economia Brasileira e o Cenário Internacional”, ministrada por Renato Jansson Rosek, chefe da Gerência Executiva de Relacionamento com Investidores do Banco Central do Brasil, e Alexandre Englert Barbosa, gerente de Análise Econômica e Riscos de Mercado do Banco Cooperativo Sicredi Porto Alegre e mediada pelo professor Igor Alexandre Clemente de Morais.

A mesa de honra, composta pelo reitor padre Marcelo Fernandes de Aquino; Gilso Gotardo, Secretário Municipal da Fazenda de São Leopoldo; Yeda Swirski de Souza, decana da EGN; Gustavo Daudt Fischer, gerente dos Cursos de Bacharelado da Unidade Acadêmica de Graduação; e pelos professores Tiago Wickstrom Alves, Janaina Ruffoni Trez e Gisele Spricigo, abriu a noite falando aos alunos sobre a importância da atuação do profissional de gestão e negócios para a expansão e desenvolvimento do país, bem como do aperfeiçoamento constante dos cursos que capacitam esses profissionais.

“Pensamos e trabalhamos pela construção de uma Escola de referência, que pode ser reconhecida pela excelência de todos os aspectos envolvidos na formação de talentos.”

Yeda Souza, decana da Escola de Gestão e Negócios

“Pensamos e trabalhamos pela construção de uma Escola de referência, que pode ser reconhecida pela excelência de todos os aspectos envolvidos na formação de talentos”, explicou a decana Yeda. O reitor padre Marcelo de Aquino, completou, “Não acreditamos em mágica na formação de profissionais competentes, que fazem a diferença nas suas áreas de atuação. Procuramos, em todas as nossas ações, ser sensíveis para perceber as demandas científico-tecnológicas e humanas do contexto onde estamos inseridos. Que possamos, ao tomar a responsabilidade pelas causas do Brasil Rio Grande do Sul e São Leopoldo, dizer que a vida vale a pena”.

A Economia Brasileira e o Cenário Internacional

A palestra apresentou importantes dados para a reflexão sobre a construção do cenário econômico atual do país e para possíveis projeções a partir do que vivemos. Renato Rosek debateu o desaceleramento da economia, os causadores e alternativas para reverter o quadro. No entanto, ressaltou que o Brasil vive um bom momento, principalmente considerando o que foi construído em termos de desenvolvimento humano e social.

Crédito: Divulgação

Alexandre Barbosa, por sua vez, questionou a dimensão do crescimento do país nos últimos anos. Segundo o palestrante, o Brasil cresceu, sim, mas poderia ter expandido ainda mais. “Surfamos numa onda boa. Quando isso acontece, quem estava mal, vai bem. Quem está preparado, porém, vai melhor ainda”. Ao término, deixaram uma missão para os futuros desbravadores do mundo dos negócios: onde existem desafios, deve-se enxergar, também, oportunidades.

Escola de Gestão e Negócios (EGN)

A EGN foi lançada oficialmente em junho de 2013, integrando as diferentes atividades em Administração, Ciências Contábeis e Economia da universidade, a fim de potencializar o trabalho que se realiza em educação, pesquisa e extensão, com excelência em nível nacional e internacional. Tem como missão formar lideranças capazes do exercício competente, crítico e transformador. Nesse sentido, objetiva contribuir para a criação de competências alinhadas ao desenvolvimento social e econômico, comprometidas com a contribuição pública de sua atividade.