MBA em Ecossistemas de Inovação, curso da Aliança para Inovação está na terceira edição

Resultado da cooperação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos, curso busca preparar pessoas para a gestão e a operação para práticas inovadoras

Crédito: Divulgação

A Aliança para Inovação, composta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) lança, na próxima terça-feira (14), a terceira edição do MBA em Ecossistemas de Inovação. O curso é uma iniciativa de cooperação mútua entre as instituições para desenvolver profissionais que atuem na gestão, operação ou que acessem e usem os recursos dos ecossistemas de inovação, por meio da combinação de conhecimentos relevantes que orbitam nas três universidades.

Ao longo do curso, o aluno poderá interagir estrategicamente na identificação de parceiros para realização de projetos conjuntos, formando um ambiente de aprendizagem inovador. No MBA, serão trabalhados diversos ecossistemas de inovação e os meios para seu acesso e desenvolvimento. O curso também proporcionará oportunidades de reflexão em relação a fronteiras, estruturas e gestão desses ecossistemas para que pessoas, empresas e organizações interajam e desenvolvam projetos em um ambiente de aprendizagem e criação inovadora.

No lançamento, que será realizado de forma virtual, a estrutura curricular do curso será apresentada pelo coordenador do MBA, Leonardo Gonçalves. O evento contará ainda com a participação de Josep Piqué, professor, consultor do curso, mentor do Pacto Alegre e ex-CEO do 22@, distrito de inovação em Barcelona, na Espanha. Piqué falará sobre a importância do MBA na formação de agentes de inovação. Além disso, receberá os alunos na cidade espanhola para uma experiência internacional de imersão.

As universidades serão representadas pelo pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz, pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e pelo vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus. Além de apresentar o curso de forma específica, o evento busca reforçar a relevância da colaboração entre as universidades e da capacitação no aspecto econômico e social, incluindo o mercado de trabalho do futuro.

Para saber mais sobre o curso, acesse esse link. E, para se inscrever no evento de lançamento, clique aqui.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Imersão em ecossistemas de inovação é um dos diferenciais

O currículo oferecerá experiências imersivas, visando transformar Porto Alegre em uma referência na área de inovação e empreendedorismo ao potencializar conexões locais, nacionais e internacionais. O MBA ocorrerá na Unisinos (campus Porto Alegre), mas as aulas serão ministradas por professores das três universidades. A disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação contará com aulas nas três instituições, proporcionando o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão de pessoas dos ecossistemas das Universidades que integram a Aliança para Inovação.

As aulas estão previstas para iniciar em 13/04/2023. O curso é certificado pelas três instituições. Egressos da UFRGS, PUCRS, Unisinos e empresas do Pacto Alegre têm 20% de desconto no curso até o fim de fevereiro.

Sobre a Aliança para Inovação

A Aliança para Inovação é uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos. A união das três universidades tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. A Aliança quer transformar a região em referência internacional no ambiente de inovação, conhecimento e empreendedorismo.

Um trabalho conjunto das três universidades que tem na visão de futuro a construção de um ecossistema mais acolhedor, melhor para empreender e viver. Além de oferecer oportunidades inovadoras para formar e atrair talentos, o movimento de mudar a região, visa engajar a sociedade, além de outras instituições, poder público, empresas e associações.