Laboratório de Plataformas: pesquisa, prototipação e experimentos metodológicos

PPG de Ciências da Comunicação realiza seminário com convidados internacionais

Crédito: GettyImages

O debate sobre as plataformas digitais e as questões que decorrem da economia de dados que elas movimentam, as formas como gerenciam os dados dos usuários, as relações de trabalho que estabelecidas através de aplicativos são alguns dos tópicos que serão abordados no Seminário Intensivo – Laboratório de Plataformas pesquisa, prototipação e experimentos metodológicos. A atividade é uma iniciativa dos professores Gustavo Fischer, Rafael Grohmann, Adriana Amaral, Maria Clara Aquino, Ronaldo Henn e Sonia Montaño, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Entre os convidados internacionais estão Jean-Christophe Plantin, professor no departamento de comunicação da London School of Economics (LSE), que pesquisa infraestrutura das plataformas digitais e soberania digital e Nicolle Lamerichs, professora e pesquisadora em Negócios Criativos e Mídias, na HU University of Applied Sciences, em Utrecht, Holanda.

Durante as duas semanas previstas para as dinâmicas estão programadas falas de pesquisadores nacionais e internacionais, além de práticas laboratoriais e a exposição do trabalho de egressos do curso. O objetivo do seminário é colocar o corpo docente e discente em articulação com pesquisadores de outros países que estão vinculados ao programa de pós-graduação por projetos institucionais e parcerias de outra ordem. Não é a primeira vez que o grupo de professores promove uma atividade acadêmica neste formato. No segundo semestre de 2020, os docentes realizaram um seminário sobre pandemia e desinformação, trazendo pesquisadores brasileiros e do exterior. Desta vez, a participação de egressos do programa vai agregar ao seminário a possibilidade de os participantes conhecerem propostas de tese e dissertações desenvolvidas localmente que contribuem para a perspectiva dos estudos de plataformas. A parte laboratorial do seminário tem como propósito proporcionar aos estudantes de mestrado e doutorado uma visão mais abrangente de questões enfrentadas nas investigações sobre plataformas.

O seminário está acontecendo na primeira e vai até a terceira semana de maio, de 03 a 07 e de 24 a 28, entre 9h e 12h, através da plataforma Zoom. Convidados podem conferir as atividades da primeira semana de 2a a 4a feira (entre 03 e 05 de maio) aqui.