itt Performance coordena criação de norma técnica sobre argamassas

Instituto pode avaliar sistemas construtivos com esse material

Crédito: Acervo Grupo FCC

O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil agora pode avaliar sistemas construtivos de acordo com uma norma técnica de compostos poliméricos. O itt Performance coordenou a criação da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que orienta sobre argamassas prontas para uso. Esses materiais servem ao assentamento de blocos e tijolos na composição de alvenarias e facilitam o desenvolvimento de edificações.

Segundo Fernanda Pacheco, professora e pesquisadora do instituto, a conquista era esperada há bastante tempo e é considerada “um marco para a utilização de um sistema racionalizado na construção civil”. Ela conta que havia uma resistência do mercado em relação ao uso do material, por causa da inexistência de uma orientação específica. Com a norma, a demanda por argamassas deve aumentar, bem como a procura por análises de conformidade feitas por institutos tecnológicos como o itt Performance.

Para obter certificação conforme a norma, alguns requisitos devem ser observados. Fernanda fala sobre eles: “Os produtores das argamassas poliméricas deverão realizar ensaios para provar que a composição desses compostos apresenta características que garantam sua durabilidade e comportamento satisfatório em uso, além dos ensaios realizados pelo itt Performance de desempenho das edificações (resistência ao fogo, isolamento acústico etc.)”.

Conheça o itt Performance.