Empresa incubada no Tecnosinos é premiada na maior competição de empreendedorismo universitário do mundo

A premiação aconteceu no dia 5 de fevereiro, em São Paulo

Funcionários da empresa Raks. Crédito: Divulgação

Você conhece a empresa Raks, incubada aqui no Tecnosinos? Ela foi vencedora na etapa nacional do Global Student Enterpreneur Awards (GSEA), maior competição de empreendedorismo universitário do mundo, que aconteceu ontem em São Paulo.

De acordo com a sócio-fundadora e gerente de software da Raks, Fabiane Kuhn, a premiação tem um grande significado para a empresa, “É um reconhecimento de nível nacional que proporcionou diversos novos contatos, feedbacks e mentorias de ótimos profissionais do EO – Entrepreneur’s Organization. É muito bom receber dicas e sugestões para aprimorar o que estamos desenvolvendo. Além disso, o reconhecimento obtido no GSEA representa uma enorme alegria pessoal, por acreditarem na minha história para representar do país na final”, conta.

A Raks atua em tecnologias para o setor agrícola, um dos maiores setores econômicos do Brasil e do mundo. A empresa desenvolve um sistema para otimização da irrigação baseado em um sensor de umidade do solo, também criado pela Raks. Esse sensor permanece fixo em campo, alimentado por placas solares, e transmite as informações sem fio para uma central de dados, exibindo para o agricultor as informações no site ou aplicativo da empresa.

A Raks já tinha levado o primeiro lugar na etapa regional, que aconteceu na sede da Unisinos Porto Alegre, e agora a startup representará o Brasil na fase global da premiação, que acontece em abril, no Canadá. Fabiane acredita que essa experiência irá trazer um crescimento muito grande para os sócios da empresa. “Iremos receber feedbacks de profissionais do mundo todo e poderemos compartilhar experiências com outros jovens empreendedores que estão representando o melhor de seus países, permitindo uma rede de contatos maravilhosa”, declara.