Incubadora da Unisinos/Tecnosinos será instalada em Gravataí

Segundo contrato do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais foi assinado nessa quinta-feira, 28

Crédito: Pedro Barbosa - Tecnosinos

A Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec, incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos e a prefeitura de Gravataí assinaram, nessa quinta-feira, 28, o segundo contrato do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. A parceria tem por objetivo a criação de um ambiente adequado para o surgimento de novas ideias e a inserção na economia do conhecimento, como opção econômica à economia local.

Para o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, o RS está começando a dar um passo corajoso, através da tecnociência e inovação tecnológica, para a formação de riqueza e bem-estar da sociedade. “Este é o grande desafio, que todos nós temos para frente. Possuímos uma rede de universidade comunitárias muito boas. O Estado é um exemplo do Brasil que dá certo. No caso da Unisinos, a parceria com Gravataí possui uma dinâmica promissora, através do relacionamento com a Universidade, das startups e dos laboratórios de alta tecnologia”.

De acordo com a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais vai contar, inicialmente, com três cidades: Esteio, Gravataí e Canela. Para ela, são municípios que possuem alto potencial, onde é possível fazer uma transformação tecnológica. “Gravataí tem uma das leis de inovação mais modernas do RS. A parceria para a instalação da incubadora é o primeiro passo, com o objetivo de entregar progressivamente um conjunto de startups que pode significar, a futuro, a mudança da matriz econômica da cidade. O desafio é efetivar tudo isso”.

Para o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, a criação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, foi o primeiro passo de um longo caminho, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico na cidade. “Sabemos da importância para o município. Temos uma cidade que possui uma matriz econômica industrial. Para avançar, precisamos estar conectados com startups, novas ideias e redes sociais. O mundo evolui a cada minuto. Nós precisamos evoluir junto”.

Para o presidente da Domus Populi e investidor do Prado Bairro-Cidade, Carlos Gerdau Johannpeter, fomentar o progresso tecnológico no município é de grande importância. “Gravataí é uma cidade que possui pessoas com grande potencial. Precisamos construir um município onde educação de base, secundária e nível científico seja o maior ativo que podemos ter. São essas ferramentas que vão nos permitir construir um mundo cada vez melhor para as pessoas”.

De acordo com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga, o município trabalha há quatro anos para a instalação de uma incubadora na cidade. “De lá para cá, foi preciso criar uma legislação específica, além de diversos mecanismos, a fim de potencializar nossa conquista e a nossa vocação. Queremos transformar a região em um grande vale de inovação para, assim, diversificar nossa matriz econômica”.

As startups participantes do programa terão acesso ao processo de desenvolvimento on-line na Unitec, com metodologia de avaliação e indicadores de desempenho empresarial, além de interação com startups do Tecnosinos e com o Ecossistema de Inovação da Unisinos, envolvendo professores, laboratórios e itts, que são os Institutos Tecnológicos. Também será disponibilizado banco de mentores experts de mercado (assessorias on-line).

Sobre o Programa +Startups

Lançado em outubro de 2020, o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais desenvolve uma modalidade de incubação híbrida, que é direcionada a agentes externos, como prefeituras e polos setoriais, que estejam interessados em alavancar o desenvolvimento regional ou local através do surgimento e maturação de novas empresas de base tecnológica. Nessas novas unidades, a Unisinos também poderá disponibilizar outros serviços de educação, como por exemplo, polos de educação a distância, cursos de extensão e projetos corporativos.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de startups em todo o Rio Grande do Sul e oportunizar aos municípios a inserção na economia do conhecimento, como opção à economia local, possibilitando a participação de empresas de base tecnológica, sediadas nas cidades parceiras, no programa de incubação da Unitec. Além disso, visa promover a retenção de jovens talentos na região.