Para marcar o início de um novo semestre para os cursos Lato Sensu Semipresenciais, a Unisinos realizou, no final de abril, no campus Porto Alegre, o Impulse Day, um encontro presencial com alunos e professores, além de empresas parceiras. O evento foi pensado para o acolhimento dos estudantes na Universidade e à criação de espaços de integração, networking e troca de experiências.
A proposta do encontro era proporcionar conexões que impulsionam o futuro profissional dos alunos, aproximando estudantes, professores e empresas parceiras em um ambiente de aprendizado e vivência prática da pós-graduação. Segundo Renata Gianotti, professora das áreas Politécnica e de Gestão e Negócios, o principal objetivo do evento foi fortalecer as relações entre os estudantes e criar oportunidades de interação desde o início da jornada acadêmica. “O Impulse Day teve como objetivo proporcionar esse momento de networking e integração entre os alunos e entre os cursos, além, é claro, de recepcionar em nosso campus os alunos para esse primeiro encontro presencial”, afirma.
Entre as participantes do evento esteve a SAP, destaque mundial em desenvolvimento de softwares de gestão empresarial – e parceira da Universidade em iniciativas acadêmicas e tecnológicas. Para Isadora Royer, representante da empresa, a participação reforçou a conexão construída ao longo dos anos com a Instituição. “A ideia foi mostrar que a SAP não está presente só como uma empresa parceira, mas também como uma ponte para oportunidades de aprendizado, contato com tecnologia e aproximação com o mercado”, destaca.
A aproximação entre a Universidade e empresas também contribui para conectar teoria e prática ao longo da formação. Isadora explica que os estudantes têm acesso a ferramentas e contextos próximos da realidade corporativa. “Isso inclui soluções acadêmicas utilizadas em disciplinas e acesso ao SAP Learning Hub, student edition”, confirma a profissional.
Experiências presenciais, segundo Renata, são especialmente importantes em cursos semipresenciais, pois fortalecem o sentimento de pertencimento e estimulam o engajamento dos alunos. “Quando o estudante se sente parte de uma comunidade, tende a se envolver mais, participar ativamente e sustentar seu percurso ao longo da formação”, observa.
A estudante Daniela Gatelli, participante do evento, destaca que o encontro também ajudou a aproximar os colegas e tornar o início das aulas mais leve. “Foi um bom momento para quebrar o gelo com os novos colegas”, comenta. Ela também ressalta a estrutura preparada para receber os estudantes. “Toda a organização do evento me chamou bastante atenção, desde a recepção para nos indicar para onde ir, já receber a minha carteirinha de estudante e ter um espaço organizado e pensado para nos receber”, relata.
