Os estágios da Enfermagem em atendimentos de urgência e emergência

Conheça as atividades

Entre estudar o sistema venoso e efetivamente saber puncionar uma veia, há um conhecimento que só com a prática se domina. Na saúde, talvez até mais do que em outras áreas, aplicar o que se aprende em sala de aula é uma necessidade. Por isso, durante toda a graduação, os alunos da Enfermagem da Unisinos participam de atividades que vão desde técnicas de laboratório até simulações realísticas. Assim, quando chegam aos semestres finais do curso, já estão prontos para atender casos de urgência e emergência na rede pública de saúde.

A graduação em Enfermagem da Unisinos tem dois estágios previstos no currículo. As ações acontecem dentro e fora de hospitais e são sempre acompanhadas de perto por professores e profissionais das equipes de atendimento.

“Quando os alunos vão a campo, não vão para aprender técnicas, essas eles já sabem”, esclarece a professora Zoraide Immich Wagner, supervisora do Estágio Curricular I, Campus São Leopoldo. “Eles vão para aprender o serviço, o funcionamento daquele espaço de saúde. Chegar ao final do curso e fazer a ligação entre tudo o que estudou é uma forma de melhorar o raciocínio clínico”

No Campus Porto Alegre, quem coordena o Estágio Curricular I é a professora Rosane Mortari Ciconet. Ela afirma que “as vivências do estágio permitem compreender o mundo do trabalho que logo será buscado pelos alunos. Elas aperfeiçoam o olhar dos estudantes sobre a rede de atenção à saúde e permitem que eles exercitem suas responsabilidades como enfermeiros e membros de uma equipe multiprofissional”.

Saiba mais sobre a atuação dos estudantes de Enfermagem da Unisinos nas atividades de estágio:

Onde atuam

Em São Leopoldo: no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Unidades de Pronto Atendimento e Centros de Saúde.

Em Porto Alegre: no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e na Central de Regulação de Urgências e Emergências, em Unidade de Pronto Atendimento e Coordenação de Urgências da Secretaria Municipal da Saúde.

O que fazem

Os alunos em estágio têm a função de acompanhar o trabalho desenvolvido nos serviços de saúde e desempenhar suas ações no campo da Enfermagem, sob a coordenação de profissionais.

Entre as atividades, estão: dar assistência em procedimentos; fazer visitas técnicas aos pronto-atendimentos da cidade; colaborar na gestão de serviços hospitalares e na relação com os demais componentes na rede de atenção à saúde; oferecer capacitações e orientar empresas e escolas sobre atendimentos de urgência.

Além disso, os estágios contam com momentos de socialização entre todos os alunos. Nessas oportunidades, eles podem falar sobre suas experiências e aprender com os relatos dos colegas.

Ficou interessado? O curso de Enfermagem está com inscrições abertas para o Vestibular. Inscreva-se!