Grupo de pesquisadores noruegueses visita a Unisinos

Atividades ocorreram entre os dias 12 e 14/11, no Campus Porto Alegre

Crédito: Divulgação

Entre os dias 12 e 14/11, um grupo de pesquisadores noruegueses visitou a Unisinos. Três professores e quatro estudantes de mestrado da Universidade de Stavanger, na Noruega, foram recebidos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, onde realizaram diversas atividades. “Os alunos fazem parte de um programa de intercâmbio de curta duração da universidade estrangeira que acontece anualmente e tem a Unisinos com um dos destinos no Brasil”, explicou a professora Kadigia Faccin, que faz parte da equipe brasileira do projeto.

O grupo participou de duas disciplinas Regional Innovation System Approach in Contemporary Regional Policy e Fostering innovative ecosystems in emerging countries, além de atividades de mentoria. No dia 13/11, Bjorn Asheim, professor em geografia econômica e teoria da inovação da Universidade de Stavanger, ministrou a palestra RSI in contemporary regional policies: is it still relevant in a globalised world?, que contou com a participação de alunos de pós-graduação das outras universidades integrantes do Pacto Alegre.

A estudante Reyhane Keyvanzad, falou sobre sua trajetória acadêmica e como está sendo sua experiência no Brasil. “Os brasileiros são pessoas muito legais, receptivas, abertas a estrangeiros, ainda mais se comparados aos noruegueses, pois as culturas são muito diferentes. As pessoas no meu país são muito mais tímidas, frias, não muito abertas à conversa e, muitas vezes, nem mesmo a novas amizades. E o que eu vi aqui é que estudantes e professores, são todos muito gentis e receptivos, então é muito legal estar aqui. Eu gostaria muito de voltar mais vezes”, afirmou.

Crédito: Divulgação

Desde 2018, a Unisinos tem uma parceria com a Universidade de Stavanger e as relações entre as duas instituições vem se expandindo. “Hoje, alunos de pós-graduação da Escola de Gestão e Negócios já podem realizar um período sanduíche nessa universidade e estamos finalizando a negociação para que os alunos da graduação possam também ter essa oportunidade a partir de 2020”, destacou a decana da Escola de Gestão e Negócios, Cláudia Bittencourt.