Governo lança programa para ampliar mercado a doutorandos

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) lançou, nesta terça-feira (24), a edição gaúcha do Seminário Les Doctoriales, no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini, na presença de reitores, pró-reitores e coordenadores de doutorado das 15 Universidades gaúchas que possuem a qualificação. Ao abrir o evento, o titular da Scit, Cleber Prodanov, fez questão de destacar o empenho das instituições junto a Secretaria. “Essa parceria torna possível investir cada vez mais em projetos e ideias inovadoras, que é o ponto inicial para proporcionar um desenvolvimento contínuo no Estado”.

O encontro proporciona uma imersão total de cinco dias a 100 doutorandos, de diferentes áreas, para aproximá-los do mundo profissional e socioeconômico. Durante o processo, participarão de atividades com profissionais e empresas para desenvolverem ideias inovadoras ao mercado, entre elas o “Desafio de inovação em 24 horas”, a “Socialização das teses”, as visitas técnicas e as atividades de comunicação para a valorização profissional, contando com representantes empresariais em todas as ações.

“Por meio deste programa é possível induzir e aumentar a presença de doutores nas empresas reduzindo a distância entre a academia e a sociedade.”

Dorotea Kersch, diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos

A edição gaúcha é o resultado das negociações feitas, desde 2012, pela secretária adjunta da Scit, Ghíssia Hauser, que coordena o projeto aqui no Estado. “Nossa preocupação é manter e fomentar o desenvolvimento no Rio Grande do Sul. E apostar em pesquisadores, doutores é um meio de dar continuidade. Este seminário vai ao encontro do que entendemos como prioridade: a inovação.

Por meio deste programa é possível induzir e aumentar a presença de doutores nas empresas reduzindo a distância entre a academia e a sociedade“, completa a diretora adjunta da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Dra. Dorotea Frank Kersch.

O Les Doctoriales foi criado pelo governo francês há mais de 20 anos e é pioneiro no Brasil. A versão gaúcha acontece em Bento Gonçalves, de 2 a 7 de novembro, no Villa Michelon. Ao todo serão 100 doutorandos participantes, sendo 95 de universidades do RS e cinco da Universidade de Nantes, Angers e Le Mans (Unam) da região francesa Pays de La Loire, instituição responsável pelo seminário na França.