Governança do Tecnosinos recebe a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado na Unisinos

Crédito: Camila Kehl

A reunião da Governança do Tecnosinos contou com a presença da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp. O encontro aconteceu na última terça-feira, 23, na Unitec 3. Na ocasião, a secretária falou dos principais projetos e programas que a pasta pretende desenvolver em sua gestão, trouxe dados sobre inovação no Estado e apresentou o planejamento estratégico 2023-2026 da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict).

Simone destacou a posição de liderança do RS no ranking de competitividade dos estados do Centro de Liderança Pública (CLP) por dois anos seguidos e reforçou a contribuição das universidades para essa conquista. “A excelência das universidades nos leva para esse primeiro lugar. São elas que formam pessoas qualificadas para as demandas do mercado”, afirmou.

Sobre o planejamento estratégico, a secretária citou os eixos “transformar, conectar e fluir” e abordou os três pontos-chave do plano: o agronegócio, a saúde e um programa para capacitação de pessoas com foco no setor de semicondutores. “A ideia é trabalhar de forma transversal com outras áreas do governo e com a sociedade. Nosso objetivo é garantir a qualidade de vida dos gaúchos e a inovação é uma estratégia para que isso aconteça”, ressaltou. Simone também comentou sobre a importância da aproximação da Sict com o poder público municipal, ajudando os municípios na elaboração dos próprios marcos de inovação. 

O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, salientou o trabalho feito no Estado em favor da inovação, ciência e tecnologia e agradeceu a presença da secretária. “Enfatizo a importância do fortalecimento das políticas públicas no âmbito municipal, como já comentado pela secretária”, pontuou.

Pautas da reunião de governança

O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt, conduziu um resumo das últimas ações e atividades do Parque Tecnológico e Unisinos. Entre os principais tópicos abordados, destacaram-se a presença no South Summit e as conexões feitas a partir do evento; as imersões de empresários e profissionais no Tecnosinos promovidas pela ACIST-SL; a consolidação do modelo de trilhas adotado pelo Programa 3 Mil Talentos; a participação no workshop do Finep Orienta para parques tecnológicos contemplados em editais e a elaboração da política de inovação da Universidade.

Durante o balanço, Bitencourt também elencou as perspectivas futuras a partir dos investimentos provenientes do edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O recurso de R$ 14 milhões captado prevê a ampliação da estrutura do Tecnosinos, a internacionalização de empresas e o estímulo ao empreendedorismo. “Além de atrair novas startups e empresas, gerando negócios, queremos sensibilizar os jovens para as oportunidades do empreendedorismo inovador e a inserção nas empresas do Parque Tecnológico”, projetou.

O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, destacou a parceria que a entidade vem desenvolvendo tanto junto à Universidade quanto com o Parque Tecnológico. Além das imersões focadas para que o setor produtivo local conheça os serviços disponíveis nas empresas e nos Institutos Tecnológicos, Feldmann salientou o evento TecXP, que reuniu estudantes do Ensino Médio durante três dias para um saudável desafio. “Estes projetos mostram a importância do setor empresarial conhecer o que é produzido no Parque, bem como estimular a integração dos futuros profissionais com o ambiente universitário”, disse.

Importantes direcionamentos

No encontro, dois importantes direcionamentos foram encaminhados pela Governança. Um deles diz respeito à proposta de inclusão de uma nova categoria de relacionamento com o objetivo de ampliar a rede de conexões e o apoio do Tecnosinos a empresas de diversas localidades: as associadas. “Vamos criar uma chamada pública para atrair essas empresas não-residentes, que poderão se somar ao ecossistema e usufruir dos benefícios do Parque”, explicou Bitencourt. A secretária Simone Stülp celebrou a iniciativa e reforçou os elos gerados a partir dessa nova categorização.

Por fim, Bitencourt destacou os esforços da incubadora Unisinos para estímulo aos negócios de impacto. A finalidade é impulsionar novas empresas que tenham em seu propósito o foco socioambiental. Para isso, o Tecnosinos tem se aproximado de projetos de incentivo à inovação social, como o Universidades+Engajadas, ação da Coalização pelo Impacto, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e parceiros.

Também participaram da reunião a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Corcini Lopes, o chefe de gabinete da reitoria, Carlos Alberto Cruz, o responsável pelas Relações Institucionais e Infraestrutura da Unitec, Michael Moreira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel, o presidente do Polo de Informática de São Leopoldo, Oldemar Brahm, o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke e a diretora do Senac São Leopoldo, Andresa Custódia.

A ciência na Unisinos

De acordo com Bitencourt, um dos entendimentos da Governança é de que a ciência habilita a inovação, o desenvolvimento socioeconômico e o tecnológico. “A Unisinos, como unidade de conhecimento âncora, possibilita que o Tecnosinos se torne um robusto instrumento de política pública para o desenvolvimento regional”, frisou. 

A Unisinos é comprometida com a produção de conhecimento, além da formação humana e profissional. A produção de conhecimento por meio da pesquisa está presente na Universidade desde a sua fundação, em 1969, com constante evolução em nível de importância. Tradição que é mantida pelo trabalho de qualidade realizado por profissionais competentes e comprometidos com seu tempo. A instituição investe em ensino, pesquisa e extensão. E tem seu empenho e qualidade reconhecidos pela sociedade e atestados por creditadoras nacionais e internacionais.

Os Programas de Pós-Graduação contam com 66 linhas de pesquisa, que funcionam como balizadoras e mantenedoras do desenvolvimento de práticas de inovação do conhecimento. Atuação que evidencia a articulação das áreas e sua interpretação nos PPGs, dos projetos de pesquisa transversais e dos 78 grupos de pesquisa da Instituição, responsáveis pela produção e por mecanismos de transmissão do conhecimento produzido para a sociedade. Em setembro de 2022, eram mais de 450 projetos de pesquisa em seus Programas, com mais de 4 mil pessoas envolvidas. Além disso, mais de 1.200 alunos de estrito senso, quase mil docentes, 725 bolsistas de Iniciação Científica de Graduação e outros mais de mil entre participantes externos, egressos e pós-doutores. A Universidade entende que a ciência faz parte do desenvolvimento do ser humano.

A pesquisa ocorre nos Programas de Pós-Graduação, com uma parte delas tendo o apoio de agências de fomento como Capes e CNPq, mas uma parcela expressiva bancada com recursos da Universidade, que conta com institutos tecnológicos, além de ser a gestora de um grande parque tecnológico, o que favorece ainda mais a aproximação entre pesquisa e a realidade da região. A Unisinos segue potencializando seu portfólio de cursos e programas, em permanente conexão com as oportunidades e demandas do mercado, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar