Governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior é o convidado da comemoração dos 55 anos do curso de Direito

Crédito: Cassius Souza

Na última terça-feira, 8/11, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, esteve presente no Campus São Leopoldo para as comemorações dos 55 anos da graduação em Direito. Egresso do curso, foi recepcionado no gabinete do reitor, Pe. Sergio Mariucci, que reafirmou durante o evento: “É importante para o estado ter pessoas honradas que engrandeçam a República e as instituições públicas com um currículo e uma reputação que agrega ao estado”. Já o decano da Escola de Direito, Miguel Wedy, falou da importância de receber o governador e destacou sua relevância para a representação da segurança pública e do Estado do Rio Grande do Sul.

Crédito: Cassius Souza

Em seguida, Ranolfo participou da palestra “A segurança pública e seus reflexos no sistema de justiça criminal”, que foi mediada pelo professor Tomás Grings Machado. O político agradeceu pela participação e pontuou: “É uma alegria e uma satisfação muito grande retornar a essa casa de ensino. Como foi dito, eu tenho laços profundos que me unem a Unisinos”. Em seguida, o governador apresentou os avanços que ocorreram na segurança pública desde o início de seu mandato como vice-governador, em 2019. Ele explicou mais sobre os quatro eixos que foram abordados para tratar a segurança do estado, entre eles: o combate ao crime organizado em municípios com alto índice de violência, a criação e manutenção de políticas sociais, preventivas e transversais, a qualificação de atendimento ao cidadão e a ampliação e adequação de vagas no sistema prisional.

Crédito: Cassius Souza

Além disso, foram abordadas as principais melhorias que a segurança do Estado obteve durante os três primeiros anos do governo. Entre elas, a redução de mortes violentas e das taxas de homicídio, a diminuição no roubo de veículos, ataques a bancos e roubos a transportes coletivos. Foram citados também os investimentos que todos os setores do governo receberam, em especial o da segurança, que foi beneficiado com R$ 459,7 milhões de recursos até 2022, e o destinado ao sistema penal e socioeducativo, de R$ 465,6 milhões. Outro investimento mencionado foi o de monitoramento de acusados de violência contra a mulher: “Duas mil tornozeleiras, com um telefone celular para a vítima e que vai apontar para ela se o agressor está próximo”, explica o governador.

Crédito: Cassius Souza

A noite também foi marcada pela entrega de uma placa em agradecimento à palestra proferida a comunidade acadêmica pelo governador Ranolfo Vieira Júnior e entregue pelo reitor. Além disso, o curso de Direito da Escola de Direito da Unisinos recebeu o selo de qualidade OAB Recomenda, da Ordem dos Advogados do Brasil.