Arte e descobertas

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase no teatro e artesanato

“O Artecriando me despertou uma curiosidade, algo novo”, diz Carine Cristiane Andrade. A estudante do curso de Serviço Social atua desde 2013 na iniciativa que conta com teatro, artesanato, dança e informática para promover a formação humana e cidadã de adolescentes. Nesse período, viveu experiências que mexeram com o modo como ela percebia o mundo e as relações interpessoais.

Carine conta que receava os primeiros dias de atividade: “Confesso que fiquei um pouco apreensiva no início, a respeito de como iriam me receber e se conseguiria atingir minhas expectativas”. Mas nem por isso desanimou. Decidida a seguir no estágio, começou a se familiarizar com a nova rotina.

No serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, abordou temas como ambiente, autoconhecimento e carreira profissional junto a adolescentes de 12 a 17 anos, em três dias de atividades por semana. Uma vez por mês, participou de assembleias com os educandos, abordando situações e demandas focadas em cidadania.

Em relação aos participantes do Artecriando, afirma ter notado um amadurecimento pertinente ao processo de formação. A melhora, segundo ela, é visível na postura e no comportamento dos jovens. Na perspectiva de Carine, o grupo tornou-se crítico e questionador, demonstrando suas inquietações e sugestões a respeito das oficinas e da própria equipe. O resultado, portanto, foi bastante positivo.

Ao fortalecer a autoestima e a autonomia de seus integrantes, o Artecriando estimula o desenvolvimento e proporciona uma atuação protagonista. Fora isso, favorece quem está por trás desse processo – pessoas como Carine. “Percebi que, aos poucos, eles [os adolescentes] estavam impactando na minha vida e contribuindo para meu crescimento pessoal e profissional”, conclui. Fazer parte dessa iniciativa foi, para ela, um incentivo à reflexão acerca da sociedade.

Carine leva boas lembranças da experiência: “Ao concluir esta etapa, entendo que sempre temos que aprender a respeito da prática profissional, conhecendo a realidade dos nossos espaços ocupacionais, tendo o domínio de apreensão desta realidade e, principalmente, habilidade para executar tarefas”.

Pessoas atendidas em 2013: 370

Esta matéria foi realizada em meados de 2014 e publicada no Balanço Social 2013.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar