Gastronomia Unisinos vence Concurso Binacional de Pratos à Base de Cordeiro

Evento foi realizado dentro do 7° Fronte(i)ra - Festival Binacional de Enogastronomia, em Santana do Livramento

Crédito: Divulgação

A equipe do curso de Gastronomia da Unisinos, formada por pelos alunos Betina Peretti, Carol Mentz, Carlos Kruger, Deise Barbiani, Tamise de Andrade e Vera Appelt, e liderada pelo professor Eduardo Leling, se sagrou campeã do 2º Concurso Binacional de Pratos à Base de Cordeiro. O evento, que envolveu equipes do Brasil e do Uruguai, aconteceu na sexta-feira, dia 29/07, dentro do 7° Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, em Santana do Livramento.

A aluna Deise Barbiani conta que a criação do prato foi uma etapa desafiadora e era preciso pensar em uma preparação que contemplasse os insumos sugeridos no edital com o apelo popular. “Nossa equipe foi eficiente e capaz, orientada de forma excepcional pelo professor Eduardo. Ele foi incrível”, destaca. “Todo o processo foi de intenso aprendizado: os testes, o preparo, a organização e o serviço. Estávamos muito focados e confiantes no trabalho que tínhamos realizado. A vitória sem dúvida foi o resultado de um serviço de excelência”, complementa.

O professor Eduardo Leling explica que a participação dos alunos em concursos como este é um momento incrível, pois eles têm a oportunidade de desenvolver e pôr em prática o que estudaram ao logo dos anos no curso. “A participação foi excelente e o resultado não poderia ter sido melhor. O que sempre digo aos alunos da equipe antes da competição: o resultado é uma consequência do trabalho e dedicação do grupo. E todos estavam muito envolvidos com o processo de criação da receita que apresentamos”, frisa.  O preparo vencedor foi uma base crocante de arroz cateto com moranga cabotiá defumada e creme de queijo de ovelha, geleia de pimenta e ragu de cordeiro finalizados com gel de origone, brotos e PANCs, perfume de limão bergamota, picles de moranga e azeite de erva mate.

Crédito: Divulgação

Sarah Winck de Almeida, uma das coordenadoras da graduação em Gastronomia, destaca que a participação em concursos e festivais fortalece o curso, unindo professores e alunos, e instiga os estudantes a se desafiarem e saírem da zona de conforto. “Consideramos fundamentais essas atividades que vão além da sala de aula convencional. O espírito de equipe, o desenvolvimento humano e a capacidade de adaptação a diferentes situações são propiciadas nessas competições”. Ela ainda conclui exaltando a conquista. “Ganhar o concurso representa muito para nós, pois mostra o quanto desenvolvemos um trabalho coeso e de qualidade dentro da graduação, e acaba nos evidenciando como um dos principais cursos de Gastronomia do estado.”

Ao todo, o curso de Gastronomia esteve representado no festival por 20 alunos e cinco professores, incluindo os integrantes da equipe campeã, participando de diversas atividades e aproximando os estudantes com chefs do Brasil e Uruguai.