Novos rumos estratégicos

Fundação Padre Urbano Thiesen direciona estratégia para a comunicação convergente e a Indústria Criativa

Foto: Marco AF

A Fundação Padre Urbano Thiesen (FunpeT) adota uma nova estratégia de atuação em comunicação convergente e Indústria Criativa. A fundação terá, a partir de maio, atividades focadas no rádio digital, na produção de objetos interativos para EAD e na formação de profissionais para mercados inovadores. Mantida pela Unisinos e pela Associação Antônio Vieira, a fundação foi instituída em 1989 para atuar na área de Comunicação Social com ênfase na educação. O redirecionamento visa ampliar a relevância da instituição na reconfiguração do mercado hoje conhecido como Indústria Criativa. A economia da indústria criativa aproxima áreas afins do conhecimento e foca em cultura, tecnologia e inovação, permeados por criatividade e diversidade.

Diante do cenário de transformação social e conectividade, a fundação entende que a comunicação está convergindo para canais digitais disponibilizados por banda larga. As pessoas passam a interagir em múltiplas telas e a consumir conteúdos por conveniência e recomendação. Para formar profissionais que tenham a compreensão das novas dinâmicas e possam inovar nesse ambiente, a produção audiovisual da TV Unisinos passará a ser disponibilizada em uma dinâmica de distribuição e circulação por demanda no ambiente online. Com isso, a operação de teledifusão pelos canais 52 UHF e 87 da Net será desativada. O pró-reitor acadêmico da universidade e presidente do conselho de curadores da FunpeT, padre Pedro Gilberto Gomes pondera que a televisão aberta atingiu o seu limite. “E acrescente-se a isso o fato da substituição da TV analógica pela digital em 2018, acreditamos que a missão educativa da Unisinos, de formação integral da Pessoa Humana, será melhor atendida pela utilização das novas mídias digitais”.

Em novembro do ano passado, a fundação fez um primeiro movimento nesta direção ao investir no rádio online.  A unisinos.fm, além de ser ouvida no 103.3, passou a fazer transmissão ao vivo no player digital, sem restrição de acesso de qualquer dispositivo. A rádio rock tem planos de expansão para Porto Alegre seguindo a estratégia da universidade que amplia a oferta de cursos na Capital. Do campus POA já são transmitidos dois programas diários ao vivo. No novo cenário, o rádio com curadoria musical tem se mostrado um veículo com alto potencial de expansão que passa pelas ondas do FM, pelos endereços web, pelos aplicativos e por eventos de vivência.

O novo posicionamento da unisinos.fm dialoga com outra unidade em expansão na fundação, o nosso centro de criação digital. O CCD investe na produção de podcasts, vídeos educativos e institucionais, objetos interativos de aprendizagem para EAD e produtos digitais. A fundação confia no novo passo como um direcionamento necessário rumo ao futuro das comunicações para cumprir o papel social e educativo na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho integrado.