Formatura da 1ª turma de Medicina da Unisinos 

Todos os 55 novos médicos irão iniciar sua atuação imediatamente

Crédito: Roberto Caloni

Quando iniciaram os estudos, em 4 de setembro de 2017, a formatura parecia ser algo distante, mas ela chegou. No dia 12, aconteceu a formatura da 1ª turma do curso de Medicina da Unisinos. Todos os 55 novos médicos iniciam sua atuação imediatamente, mas também farão as provas para ingressar em residências. 

Por se tratar da primeira turma de um dos principais cursos da Universidade, a formatura tem um significado especial para a Unisinos. “Essa formatura é a realização de um projeto gestado há mais de dez anos e que irá culminar na atividade desses profissionais na sociedade. Tenho tranquilidade em conferir grau a esses alunos pois sei do seu empenho, responsabilidade ética e habilidade em bem utilizar dos recursos tecnológicos como aliados no melhor atendimento à saúde familiar. A nossa região e o Brasil estão carentes de médicos com essa qualidade.”, afirma o reitor Pe. Sergio Mariucci. 

Um dos hospitais que os estudantes fizeram seus estágios foi o Dom João Becker, de Gravataí, e o médico Antonio Weston, conta que o crescimento da turma de formandos foi muito intenso ao longo de todo o curso. “Serão grandes profissionais, engajados no mercado de trabalho e preparados para todos os desafios que vierem pela frente. Estão de parabéns, assim como o a Unisinos pela formação dos novos médicos”, completa Antonio. 

Já a médica e membro da Diretoria da Atenção Básica, Lisiane Bitencourt, destaca a parceria de longo prazo entre Unisinos e Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, fazendo com que os novos médicos tenham um amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde e de toda a rede assistencial. “Os médicos formados terão um diferencial em função do percurso do curso que, desde o início, valoriza o conhecimento sobre o paciente e suas relações, escuta ativa e qualificada, além do conhecimento técnico, com acesso a novas tecnologias”, afirma a médica. 

O formando Henrique Bohn, acredita que a formatura representa o fim de uma importante etapa e marca o início de uma desafiadora jornada profissional. “É um marco que simboliza todo o esforço, dedicação e aprendizado que foram investidos ao longo dos anos de estudo na universidade”, completa. 

Sobre a preparação que recebeu na Unisinos, o futuro médico diz que foi fundamental para se tornar um profissional capacitado. “A universidade proporcionou uma formação sólida, com um currículo abrangente, que abordou desde os conhecimentos teóricos até a prática clínica”, explica. 

Através de estágios, práticas hospitalares e contato direto com pacientes desde o primeiro semestre, os formandos vivenciaram diversas situações reais da profissão, o que foi crucial para desenvolver habilidades técnicas e emocionais necessárias para lidar com os desafios da Medicina. “Além disso, a Unisinos incentivou a busca constante por conhecimento, o trabalho em equipe e a importância da ética na profissão médica. Esses valores são fundamentais para o exercício responsável da profissão”, lembra o Henrique. 

Após a formatura, Henrique tem o desejo de ingressar na Residência em Oftalmologia, e já está estudando muito para isso. “Também pretendo buscar oportunidades de trabalho em Unidades Básicas de Saúde, clínicas ou até mesmo em projetos de saúde comunitária, pois acredito que é importante dedicar parte do meu tempo ao atendimento de pacientes e à prática clínica”, afirma. 

O formando está animado e otimista em relação ao seu futuro profissional, e é grato à Unisinos por ter sido parte essencial nessa jornada. “Espero poder contribuir positivamente para a sociedade através da Medicina e fazer a diferença na vida das pessoas”, declara Henrique. 

A coordenadora do curso de Medicina, Claudia Stadtlober, conta que, por se tratar da primeira turma, essa formatura tem um significado muito grande e, lembra de todo o percurso seguido, organizando o curso, preparando os espaços, fazendo parcerias e desenvolvendo corpo docente. “São alunos, logo egressos, que são diferenciados por uma formação com forte base tecnológica, conhecimento técnico qualificado e tudo isso alicerçado no atendimento humanizado”, completa.  

A decana Rochele Rossi, afirma que a Escola de Saúde celebra a formatura da primeira turma de Medicina da Unisinos com muita alegria. “A universidade entrega a sociedade médicos altamente qualificados, com perfil humanista e habilidades tecnológicas, inspirados pelo pensamento jesuíta”, finaliza a decana. 

Crédito: Divulgação

Missa de Formatura

No dia 10/08, ocorreu a Missa pela formatura da 1ª turma de Medicina, celebrada pelo reitor, Pe. Sergio, com os padres Marcelo Aquino, José Roque Junges e Pedro Gilberto Gomes. Na ocasião, estiveram presentes os formandos e seus familiares.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar