Ferramentas para organização de seus estudos

Ferramentas para organização de seus estudos

Crédito: Divulgação

É comum muitos de nós termos algum tipo de dificuldade na concentração, seja para estudar ou organizar o tempo e rotinas de estudo. A boa notícia é que existem diversas técnicas e recursos tecnológicos que promovem uma melhora no desempenho da aprendizagem.

Conhecer tais recursos permite encontrar saídas para maneiras de estudar mais gratificantes e com mais fluidez: são possibilidades de desenvolver um caminho no qual os objetivos ficam mais próximos, facilitando o nosso entendimento, aumentando a motivação em estudar e, consequentemente, trazendo mais resultados positivos.

Confira agora algumas técnicas comportamentais, bem como ferramentas tecnológicas, que podem ser grandes companheiras nas horas em que nos dedicamos ao momento de estudo:

Atitudes para começar a estudar

    • Organize sua área de estudo – É fato! Quanto mais organizado for o ambiente, mais organizados serão também os seus processos cognitivos. Essa organização ajuda a manter o foco no que realmente importa, otimiza seu tempo e promove melhoras no seu rendimento.
    • Sem distrações – Fique longe de redes sociais, aplicativos de mensagens, etc. Foque em aprender. Já deixe tudo organizado para não se distrair e perder tempo enquanto busca por materiais, livros ou referências. Tenha tudo à mão.
    • Transforme em um hábito – Se nosso corpo se acostuma com uma rotina, perceberá isso como uma necessidade. Mas não deixe de lado as horas de lazer e descanso, pois elas são muito importantes também.
    • Registre tudo – Sempre estaremos concentrados enquanto escrevemos um texto ou nota sobre uma matéria de estudo. E mais do que isso, além de escutar ou ler uma mensagem, quando escrevemos aquilo que estamos aprendendo, reorganizamos as informações, o que faz com que elas cheguem até nós novamente. Assim, podemos compreendê-las uma primeira vez ouvindo ou lendo e, num segundo momento, nosso cérebro faz um novo processamento daquilo que aprendeu para escrevê-las.
    • Metas de curto prazo – Não tente aprender tudo numa vez só, é melhor dar pequenos e firmes passos. A compreensão de um conteúdo de maneira gradativa se dá de forma mais fácil do que querer assimilar tudo ao mesmo tempo.

O suporte tecnológico

Sem perder o foco no conteúdo, há algumas ferramentas preciosas para auxiliar no seu estudo. Esses apps, que são gratuitos, possibilitam criar listas, anotações e planos, facilitando as rotinas em meio aos livros. Vamos conhecê-los?

Aprovado

Google Play

Essa ferramenta ajudará a fazer um cronograma de estudos e dispõe de recursos como a seleção de matérias a serem revisadas e cronômetro de tempo. O aplicativo registra os horários e pode fornecer o histórico de tempo dedicado a cada matéria. É uma ótima maneira de mensurar quanto tempo cada assunto precisa. Há versões grátis e pagas do app.

Photomath

Apple Store

Google Play

Essa opção é para o pessoal que pretende seguir uma carreira na área de cálculos, estatísticas, administração ou tecnologia da informação. Fazer cálculos pode dar bastante trabalho. Mas o Photomath faz o serviço e mostra a solução. Pode ser uma equação digitada diretamente no teclado, ou mesmo fotografando a conta escrita em um livro ou tela de computador. Legal, né?

Appblock

Google Play

Feito para manter o foco, o Appblock bloqueia os aplicativos que nos distraem, como as plataformas sociais que você mais utiliza para lazer. A ferramenta dá ao usuário a possibilidade de criar “perfis de bloqueio”, com diferentes critérios. Também permite esse bloqueio em períodos e horários pré-determinados.

Que tal então anotar essas dicas e ver quais fazem mais sentido para o seu momento de vida? Dedique-se, use as informações e a tecnologia a seu favor. Com certeza, você perceberá um ótimo progresso no seu desempenho. Bons estudos!

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar