Evento online marca parceria entre Unisinos e Lupa na pós em Educação Midiática

A live ocorre na tarde de quarta-feira, dia 22, no canal do Instagram da Unisinos e da Lupa. O curso deve iniciar na metade de abril no formato remoto

Crédito: Divulgação

A Especialização foi desenvolvida pelos professores da Escola da Indústria Criativa (EIC) da Unisinos e da Lupa Educação para os que desejam expandir o conhecimento e a atuação em educação para as mídias e o combate à desinformação. O público-alvo é composto por educadores (professores, pedagogos, coordenadores e diretores), além de profissionais da comunicação atuantes no campo educacional e áreas afins.

A grade de disciplinas, que pode ser conferida aqui, aborda assuntos como a relação das mídias com a educação e seus impactos ao longo da história; a estrutura e o funcionamento das plataformas digitais e ecossistemas midiáticos; ferramentas e métodos para desenvolvimento de projetos pedagógicos; políticas públicas de combate à desinformação; e, ainda, recursos de comunicação para a prevenção da violência e mediação de conflitos no ambiente escolar e digital.

Falta oferta de cursos de especialização voltados para a educação midiática

“A Especialização em Educação Midiática surgiu de um conjunto de fatores. O principal deles é a lacuna de formação para o estudo deste que se tornou um campo próprio de reflexão”, explica a professora da EIC Luciana Kraemer, uma das coordenadoras da especialização. “Ainda estamos precisando entender esse ecossistema que envolve as plataformas digitais, as redes sociais, embaralhando o público e o privado e com repercussão em todas as fases da vida e profissões”, completa Luciana.

A Unisinos já atuou em outros projetos de educação midiática, como o Desafio Nuvem de Educação Midiática. O programa foi desenvolvido, no ano passado, para professores da rede básica de ensino do Rio Grande do Sul, incentivando-os a montar um projeto de educação midiática para ser aplicado em sala de aula. A iniciativa contou com mais de 700 inscritos e resultou em um e-book com 10 projetos escolhidos. O livro digital pode ser acessado aqui. “Quando se encerrou o Desafio Nuvem, a gente pensou na continuidade desse projeto, e também na Unisinos como espaço de formação em educação midiática e construção acadêmica no assunto”, comenta a professora Taís Seibt, da EIC, que também integra a coordenação da Especialização em Educação Midiática.

A Lupa se tornou um hub de combate à desinformação no país

A Especialização tem como parceira a Agência Lupa, fundada em 2015. A Lupa iniciou como uma agência de notícias com foco no fact-checking e, mais tarde, expandiu as atividades para incluir o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos. Hoje, a agência trabalha em duas frentes: a primeira com a Lupa Jornalismo, envolvendo reportagens, checagens, verificações e conteúdos especiais; e a Lupa Educação, que trabalha com oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas.

Para contribuir com o trabalho de formação da sociedade em geral, a Lupa está lançando também uma landing page, com conteúdos relacionados à educação midiática. Quem se inscreve recebe as referências e pode entender melhor esse universo de formação. A Especialização em Educação Midiática terá professores tanto da Lupa Educação quanto da Unisinos. A grade com as disciplinas e os professores que participam deste trabalho está disponível aqui

Live vai abordar os tópicos do curso

Para adiantar alguns temas que serão discutidos no curso, a professora Taís Seibt estará conversando com Victor Terra, repórter e analista de educação na Agência Lupa, que também integra o corpo docente da Especialização em Educação Midiática. O papo vai ocorrer no Instagram da Unisinos e da Lupa, nesta quarta-feira, 22, a partir das 17h.

Crédito: Arquivo Pessoal
Victor Terra, repórter e analista de educação da Agência Lupa, integra o corpo docente da Especialização em Educação Midiática

A Especialização em Educação Midiática está ligada ao Instituto de Cultura Digital (ICD) da Unisinos, que tem como objetivo capacitar e desenvolver sujeitos, coletivos e organizações para os desafios da Cultura Digital.

Como se inscrever?

As inscrições estão abertas até abril e devem ser feitas pelo site da Unisinos. As aulas serão totalmente remotas. O curso tem carga horária de 360 horas, com duração de dois anos – início em abril de 2023 e término em dezembro de 2024.