Evento Inspira Bihat aborda diversos aspectos da sustentabilidade

Circuito de lives trouxe cinco diferentes iniciativas voltadas para um pensamento ecossistêmico e empreendedor

Crédito: Divulgação

Os encontros foram organizados pelos estudantes da disciplina de Pensamento Ecossistêmico e Sustentabilidade, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia (Bihat). A série de lives foi chamada de Inspira Bihat, e ocorreu ao longo de um mês, sempre sextas-feiras, transmitidos pelo canal do Portal Mescla no Youtube.

Como explica a professora Cybeli Moraes, responsável pela atividade, uma das preocupações dos estudantes foi trazer assuntos que tivessem relação com temas ecológicos e sustentáveis não somente no espectro ambiental: “Estamos falando, também, das relações humanas, coletivas e da cidadania. Por isso, os temas foram variados e foram escolhidos pelos próprio alunos”, comenta.

Questões como sustentabilidade, assentamento humano, novos processos de ensino e aprendizagem, práticas de conscientização e proteção de animais e novos modelos sustentáveis e colaborativos de empreendedorismo foram abordados durante os encontros pelos convidados representantes das iniciativas. Foram as iniciativas convidadas: Apoena Socioambiental, Ecovila Bambu, Fundação Ayni, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Ponto Inovação Social.

Na primeira live, que abriu a programação do Inspira, Daiana Schwengber, do coletivo Apoena, falou sobre a importância dos processos sustentáveis. Nesta matéria, você pode conferir melhor o que rolou no primeiro encontro. Para você não perder nada, o material produzidos pelo Mescla conta o aconteceu nos outros quatro encontros.

“O bom relacionamento é a base de tudo”

Luis Pereira da Ecovila Bambu, na live do dia 30/10, falou sobre os desafios e as questões que envolvem construir e criar uma ecovila. Segundo o convidado, um dos elementos essenciais para uma boa convivência é a conexão e a relação entre todas as pessoas: “Um ponto importante para uma ecovila é descobrir o que cola as pessoas uma às outras”, explica Luis. Biocultura e formas viáveis de financiamento para uma ecovila também foram pautas do encontro.

Liberdade para aprender

“Pensei em criar uma escola que deixasse as crianças em estado de paz”, resume Thiago Berto ao falar sobre as motivações para criar a Fundação Ayni, em live. Tudo começou com uma viagem de três anos para o Butão, o reino budista encravado no Himalaia e conhecido por pregar a felicidade interna. O destino o levou a uma série de questionamentos internos. Coletando informações e reunindo experiências, Thiago fundou a Ayni, em 2018, com o objetivo de criar novos processos de aprendizado focado na liberdade.

Toda forma de vida importa

Nesta outra live, a representante do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vania Nunes, apresentou as ações realizadas pelo projeto, que já existe desde 2000. As iniciativas e campanhas estão focadas, principalmente, em ações contra a caça, maus tratos e experimentações em animais. Vania ainda apresentou o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que realizou trabalhos após os desastres ambientais em Mariana – MG e Brumadinho – MG, e comentou sobre a principal missão do projeto: “O Fórum tem a missão de lutar contra as piores práticas em relação aos animais, pois toda forma de vida importa” resume.

Impacto social

A última live da série foi na semana passada, dia 20. Cláudio Oliveira do Ponto Inovação Social falou sobre as atuações e os projetos desenvolvidos pela empresa, que tem como objetivo gerar impactos positivos e sustentáveis nos negócios e na sociedade, desenvolvendo ideias criativas e estratégicas. Segundo o publicitário, um ponto importante para gerar empreendimentos de impactos sociais é olhar mais para fora, no caso, o que acontece no mundo: “Além de olhar mais para o mundo, precisamos viver, experimentar e criar novas conexões”, defende.