Estudantes do curso de Comunicação Digital trabalham em parceria com a Fé e Alegria 

Foram realizadas campanhas com o intuito de captar doações

Crédito: Fé e Alegria

No último semestre (2023/2), estudantes da disciplina Cidadania Social e Soluções Criativas, do curso de Comunicação Digital, realizaram um trabalho com a Fé e Alegria — uma organização sem fins lucrativos da Companhia de Jesus que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante a atividade, foram desenvolvidos debates, brainstorms e outras atividades para encontrar os principais problemas da instituição e quais os estudantes poderiam impactar positivamente. 

Além de visitar o espaço do projeto social, os alunos da Unisinos se comprometeram em criar materiais institucionais para captação de empresas parceiras e realização de campanhas de doação, explica a graduanda Driele Ferreira. “Desenvolvemos um PDF apresentando a ONG, os tipos de doações que eles aceitavam e os benefícios de ajudar a Fé e Alegria para as empresas.  Foi parte de uma estratégia que fizemos para que os alunos que falariam com empresas para conseguir doações para festa do final de ano, tivessem uma base para apresentar a ONG. Além de, a própria Fé e Alegria usar esses slides futuramente para conversar com empresas e amadurecer essa questão de profissionalizar o pedido de doações e parcerias.”, conta. 

Também foram entregues designs de cards e stories do Instagram para serem usados pela instituição em suas mídias sociais e também repassar para influenciadores para divulgar a instituição. “Partiu de a turma fazer uma campanha de doações em Pix e materiais escolares e repassar para os nossos colegas de curso, familiares, colegas de trabalho que resultou em uma arrecadação de R$ 1.538,00, da qual foram comprados 35 pincéis, 35 pastas e 105 cadernos”, completa Driele. 

Crédito: Fé e Alegria

A estudante do curso de Comunicação Digital também celebra o fato de os alunos terem conseguido o apoio de empresas. “O Grupo Vibra contribuiu com a doação de 108 kg de coxa e sobrecoxa de frango, o que equivale a 1 mês de refeição garantida para as crianças, além da doação da Tris de 135 tesouras sem ponta, 135 caixas de lápis de cor, 135 colas brancas, 35 colas coloridas, 405 lápis de escrever, 35 massas de modelar, 135 jogos de caneta hidrocor, 135 apontadores, 100 réguas e 100 borrachas. “E agora, na festa de fim de ano da Ong, uma das alunas vai ajudar na organização e fazer uma roda de conversa com eles”. 

A coordenadora do curso em Comunicação Digital, Melissa Lesnovski, conta que a Fé e Alegria é uma parceira de muitos anos da Unisinos. “Tanto eu como o professor Daniel Bittencourt já havíamos trabalhado com a organização, em nível nacional. Assim, sabíamos da seriedade e do trabalho fabuloso que eles desenvolvem nas comunidades onde atuam, orientados pelos valores inegociáveis de humanidade, solidariedade e respeito”, explica. 

Melissa afirma que o trabalho permite desenvolver, nos alunos, tanto competências técnicas quando habilidades relacionais e atitudes de liderança e protagonismo em defesa dos mais vulneráveis. “Acreditamos que a educação deve suscitar o melhor em cada aluno, permitindo que ele enxergue um panorama de oportunidades para a transformação positiva do mundo.  Para nós, é dessa atitude de transformação que o profissional é feito, tanto quanto a formação específica. Inovar exige não apenas trazer o novo ao mundo, mas ser capaz de impactar positivamente as condições de vida nos contextos em que trabalhamos”. 

Driele também fala a importância do trabalho para os alunos. “Aprender que a gente pode fazer coisas maravilhosas e que podem impactar a vida do outro se combinar colaboração e persistência. Muitas lições foram aprendidas durante o semestre, como que nem sempre a teoria vai funcionar e que a gente vai precisar procurar alternativas se quiser resolver as coisas. Destaco que o professor Daniel Bittencourt sempre fez questão que todos falassem suas ideias e pensamentos sobre como ajudar a ONG e motivou que nós alunos liderássemos as reuniões com o pessoal da Fé e Alegria e com as empresas. Isso foi muito importante, já que durante a escola estava acostumada a só prestar atenção e ouvir o professor, nunca de ter espaço de protagonismo e isso ainda é muito novo para mim”, finaliza a graduanda. 

Sobre o Fé e Alegria 

A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Tem por premissa contribuir com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária.   

Integrante da Federação Internacional de Fé e Alegria, atua no Brasil há mais de 40 anos e, atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos. 

As unidades da Fundação oferecem projetos que visam fortalecer a estrutura familiar e desenvolver a autonomia dos atendidos, como Ensino Básico e Infantil, cursos de formação profissionalizante, alfabetização, oficinas de esporte, arte e cultura, entre outros. 

Além disso, a Fundação realiza parcerias com escolas públicas, creches e casas de acolhimento, promove ações de integração para migrantes venezuelanos e serviços de apoio a pessoas em situação de rua. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar