Estudantes conquistam Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

“Águas que agonizam” foi realizada por dez estudantes de Jornalismo na disciplina de Beta Geral

Crédito: Glauco Arnt

Quando misturamos força de vontade, conhecimento e oportunidade para criar matérias criativas, os alunos tornam-se protagonistas das suas formações profissionais. Espaços como a Beta Redação – ambiente acadêmico e experimental do curso de Jornalismo que estimula os estudantes a produzir e publicar conteúdos de seis temáticas diferentes – é um exemplo disso.

E foi na disciplina de Beta Geral que dez alunos produziram a matéria “Águas que agonizam”, vencedora da 5º edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, na categoria Jornalismo Universitário. A premiação tem como objetivo destacar a produção de conteúdos com a temática da sustentabilidade e meio ambiente.

“Ganhar esse prêmio foi inesperado, pois desde o início, não levamos muita fé no nosso trabalho. Isso serve de exemplo para valorizarmos mais nossas produções acadêmicas e acreditarmos no nosso potencial. Ficamos extremamente felizes em receber esse prêmio. Acredito que é o primeiro da Unisinos dessa categoria, o que nos deixa mais entusiasmados ainda”, afirmou a estudante de Jornalismo, Jéssica Beltrame.

Águas que agonizam” retrata a realidade das bacias hidrográficas gaúchas, visto que o Rio Grande do Sul é o estado que mais aparece em índices de águas superficiais poluídas do Brasil. A ideia do tema para a matéria especial surgiu através do dia do rio (24 de novembro) e contou com a produção dos alunos: Amanda Büneker, Anderson Huber, Ariane Laureano, Arthur Isoppo, Artur Colombo, Denis Machado, Igor Mallmann, Jéssica Beltrame, Leonardo Ozório e Lidiane Menezes.

Os professores e editores da Beta Geral, Cybeli Moraes e Felipe Boff, auxiliaram os alunos no decorrer da matéria. De acordo com Cybeli, o uso de datas comemorativas (efemérides) para pautas – como foi o caso da “Águas que agonizam” – está sendo incentivada constantemente pela Universidade, por serem espaços de conscientização e debate sobre diferentes assuntos. E desde o ano passado, a disciplina está voltada para a construção de reportagens com os temas de: sustentabilidade, meio ambiente, educação e saúde.

“A opção por trabalhar esses temas na Beta Geral é em função da imprensa ter poucos espaços fixos para trabalhar esses assuntos atualmente. Em especial, a temática da sustentabilidade e do meio ambiente perdeu lugar em todos os veículos de comunicação nos últimos anos. Por isso é muito importante a Beta Geral realizar atividades e coberturas como essa no ambiente universitário”, afirmou a professora.

Crédito: Acervo pessoal

Entenda a construção da matéria

Pensada e produzida como uma reportagem multimídia – uma das exigências dos professores da Beta Redação – “Águas que agonizam” traz conteúdos em formato de imagens, vídeos e infográficos sobre as Bacias dos Rios Ijuí, Sinos, Gravataí e Camaquã. Segundo o estudante e editor da matéria, Arthur Isoppo, algumas decisões do grupo foram fundamentais para o resultado final.

“Busquei conversar com o grupo para identificar quais eram as maiores aptidões individuais, e como cada um poderia contribuir para a melhor produção possível. Então, nós tínhamos colegas que já estavam acostumados a realizar edição de vídeo, fotos ou produção de materiais gráficos. Essa foi a primeira forma de divisão de trabalho escolhida. Depois, como na matéria estamos tratando de uma região de grande extensão territorial, buscamos dividir também a pauta levando em consideração a proximidade dos rios com o local em que moravam, a fim de facilitar o acesso no momento da produção”, afirmou.

Outro aspecto muito importante, segundo Arthur, foi a utilização dos infográficos para facilitar a compreensão de dados e destacar aspectos que poderiam passar despercebidos se fossem apresentados textualmente. “Essa estratégia acabou levando também algumas curiosidades sobre a importância das bacias hidrográficas para suas regiões a serem trazidas como infográficos, justamente para ganharem maior destaque na diagramação”, finalizou.