Fruto de uma parceria entre Unisinos e Dell, o Generative AI Academy, um projeto de capacitação financiado pela Dell no âmbito da Lei de Informática, conta atualmente com 12 estagiários que estão sendo preparados para trabalhar com IA Generativa dentro da empresa. Nesta edição, os estudantes realizaram um projeto aplicado, no qual puderam pôr à prova seus conhecimentos para resolver problemas reais dentro da Dell. Os alunos foram separados em 4 grupos, cada qual abordando um problema diferente.
Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e coordenador do programa, Gabriel Ramos, após as apresentações, a impressão geral foi que os grupos abordaram problemas relevantes no contexto da Dell e que as soluções propostas foram bem elaboradas e desenvolvidas, gerando potencial para produtos inovadores. “Além disso, os estagiários se desenvolveram de forma consistente na temática de IA Generativa, aumentando seu repertório para atuação dentro da Dell”, explica o professor.
Para a gestora de Soluções Integradas da Dell Technologies, Tassia Borochedes, a Unisinos é um parceiro essencial para a Dell Brasil e para a área de Tecnologia da Informação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de futuros profissionais. “Essa parceria foi fundamental para a criação de um programa de estágio inovador, com foco em tecnologias emergentes como Ciência de Dados, Inteligência Artificial e IA Generativa, sendo pioneiro dentro da Dell Technologies nessa área. O curso foi cuidadosamente estruturado para capacitar os estudantes com habilidades técnicas e pensamento crítico, preparando-os para enfrentar desafios reais da empresa e mercado”, explica Tassia.
Durante a primeira fase do programa, realizada em 2024, os participantes mergulharam em conteúdos como Python, manipulação de dados, redes neurais e modelos generativos. Os estudantes tiveram a oportunidade de criar conteúdos autênticos, melhorando a eficiência no processamento de dados e propiciando o ganho de agilidade. Bem como a entrega de um projeto prático aplicado a um cenário de caso estratégico para empresa. Já para este segundo ano, Borochedes, explica que os estudantes tiveram acesso a tutoriais avançados elaborados por professores da Unisinos, ampliando ainda mais a sua compreensão sobre IA Generativa e suas aplicações, além de contribuir com ideias de iniciativas inovadoras para resolução de problemas reais da Dell Technologies.
A gerente sênior de Desenvolvimento de Software da Dell Technologies, Caroline Neuwald, destaca que quatro desafios reais foram selecionados pela empresa, e os estudantes foram organizados em grupos colaborativos. Com orientação do engenheiro principal de Dev Ops da equipe de Data Science da Dell Technologies, Juarez Silva, e dos professores da Unisinos, os alunos utilizaram diferentes modais — como texto e imagem — para desenvolver soluções criativas e eficazes, também aprenderam a utilizar tecnologias como: containers, Kubernetes, Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) e Geração Aumentada via Recuperação (RAG).
Os projetos finais foram apresentados na Unisinos, campus Porto Alegre, com a presença do diretor sênior de Desenvolvimento de Produto, Travis Cain e das diretoras de desenvolvimento de Produto, Sumi Balachandran e Vincette Reyna, líderes Globais da área de Data Science da Dell Technologies. Caroline afirma que os feedbacks recebidos destes líderes reforçaram a qualidade das entregas e o alto potencial de aplicabilidade dos casos desenvolvidos. “A iniciativa não apenas fortalece a conexão entre academia e indústria, como também posiciona a Dell e a Unisinos na vanguarda da formação em tecnologias disruptivas”, completa.
A elaboração do projeto dos alunos Ariel Villarroel, Emanuele Thomazzoni e Yuri de Oliveira, consistiu em um bot (assistente de IA) para ajudar os gestores na criação e no controle de tarefas. “O bot foi idealizado para oferecer uma forma alternativa de interação com o aplicativo original, com o objetivo de simplificar e automatizar os esforços do dia a dia”, explica Ariel.
Para Villarroel, desenvolver o projeto foi uma ótima experiência, porque além de aprimorar seus conhecimentos técnicos, também teve a oportunidade de conciliar essa responsabilidade com o trabalho normal no seu time. “Apresentar o projeto para os líderes de equipe e meus supervisores foi muito gratificante, pois pude exercitar minhas habilidades de exposição e comunicação, recebemos um retorno bastante positivo e ficamos felizes por termos realizado algo que, potencialmente, terá um impacto real para os futuros usuários da ferramenta. É muito valioso ter esse tipo de experiência no início da carreira, pois contribui tanto para o desenvolvimento da responsabilidade quanto para o aprimoramento das habilidades técnicas e comunicativas no ambiente empresarial de verdade”, afirma.
O projeto idealizado pelos estudantes Jocemar Junior, Nicolas Cristofolli, Rodrigo Franke e Roger de Oliveira, é uma prova de conceito que utiliza IA para acelerar o processo de design e desenvolvimento de interfaces. O objetivo é automatizar a criação de mockups e a documentação de tarefas a partir de descrições em linguagem natural.
Segundo Roger, a experiência impactou sua carreira de forma positiva. “Cresci como profissional e pessoa neste projeto, e grande parte disso se deve à nossa equipe, que estava muito integrada e engajada. O desafio de construir uma solução inovadora a partir do zero foi interessante e construtivo. Foi muito gratificante poder me envolver ativamente em todas as fases: desde a concepção e organização, passando pelo desenvolvimento, até a criação de relatórios e a apresentação final. Enfim, foi uma grande oportunidade”, afirma.
O grupo formado por Matheus Castilhos e Rodrigo Fischer, apresentou uma aplicação que automatiza a criação de apresentações a partir de um único prompt em linguagem natural. “O objetivo é reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas e permitir que as pessoas foquem no conteúdo e na apresentação”, comenta Fischer.
Para Rodrigo, participar desse projeto foi uma experiência de grande impacto para a carreira do grupo. “Acredito que crescemos muito em maturidade, pois precisávamos nos adaptar e ajustar o escopo para garantir uma entrega de qualidade. Essa vivência exigiu muita autonomia, priorização e colaboração”.
Fischer lembra que durante o desenvolvimento, tiveram diversas abordagens possíveis para cada nova etapa. “Com isso, desenvolvemos a capacidade de avaliar e priorizar as soluções, focando naquelas que realmente agregariam valor à qualidade do nosso produto”, completa.
“Outro ponto que considero muito relevante foi a experiência em apresentar e comunicar resultados técnicos de forma objetiva, já que nossa apresentação foi em formato de pitch. Essa foi uma oportunidade importante para aprimorar minha capacidade de converter questões técnicas de uma forma clara e estratégica para os diferentes públicos presentes”, comemora Rodrigo.
O projeto desenvolvido pelos estudantes Enrico Blanco, João Cairuga e Matheus Silva é um sistema para geração de campanha de marketing utilizando IA Generativa para a Dell. A ideia principal é auxiliar usuários na criação de campanhas de marketing com maior facilidade e eficiência.

Para Silva, participar do projeto foi uma grande experiência na sua carreira. “Tive a oportunidade de desenvolver e colocar em prática as habilidades técnicas ensinadas nos treinamentos do Gen AI Academy, além de competências interpessoais como trabalho em equipe, gestão de tempo e comunicação, uma vez que tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções para diretores dos EUA, o que exigiu que uma preparação tanto técnica como comunicativa. Além disso, ganhei mais confiança para expor ideias, defender soluções e colaborar com projetos dentro da empresa de forma eficiente”, encerra.