Estudante do curso de Nutrição tem trabalho premiado no CONFNutri 

Pesquisa fala sobre cozinhas comunitárias e segurança alimentar em São Leopoldo

Crédito: Divulgação

Jaqueline Sela, estudante do curso de Nutrição, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC eleito o melhor na área de Nutrição em Saúde Coletiva pelo Conferência Nacional de Formação de Profissionais em Nutrição – CONFNutri 2025. A monografia fala sobre cozinhas comunitárias e segurança alimentar em São Leopoldo. 

A estudante explica que o trabalho, intitulado Cozinhar para resistir em tempos de crise: segurança alimentar, ação comunitária e políticas públicas em São Leopoldo-RS tem o objetivo de analisar os níveis de insegurança alimentar no município entre os beneficiários das cozinhas solidárias, especialmente no contexto pós-enchente, cruzando os dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, que é aplicado semestralmente com as informações sociodemográficas derivados do CadUnico, e avaliar as políticas públicas que são articuladas nesses equipamentos de segurança alimentar e Nutricional que fomentam ações  no combate à fome e na promoção da segurança alimentar. 

Jaqueline lembra que a ideia surgiu inicialmente no processo de registrar o trabalho voluntário que mostra a força Comunitária e o trabalho coletivo especialmente na luta contra a fome. “Mas depois da enchente de 2024 vimos novamente o protagonismo que essas cozinhas solidárias demonstraram no município, o apoio na distribuição e preparo de refeições e acolhimento da comunidade”, completa. 

Sobre o processo de pesquisa, a futura nutricionista conta que foi gratificante e sua orientadora, Lovaine Rodrigues, foi essencial na construção do trabalho. “Ela sempre acreditou no meu olhar e me incentivou a mostrar no trabalho a força e a importância das cozinhas, me apoiando e sempre trazia várias bibliografias para enriquecer o trabalho. Sou imensamente grata por ter tido alguém tão comprometida e sensível ao meu lado nessa caminhada, então a construção do trabalho foi muito bom”, afirma. 

Para Lovaine, professora da Escola de Saúde, o reconhecimento do trabalho da Jaqueline representa não apenas a valorização de sua dedicação acadêmica, mas também a relevância social do tema pesquisado. “As cozinhas sociais são uma resposta concreta e solidária aos desafios da insegurança alimentar, especialmente em contextos de vulnerabilidade como os vividos após as enchentes de 2024 em São Leopoldo. Tenho muito orgulho de ter orientado a Jaqueline nesta temática tão significativa, que reforça a potência da nutrição como ciência e prática social. Essa conquista, que acontece justamente no mês do nutricionista, enaltece ainda mais a importância da profissão na promoção da saúde, da dignidade e da justiça social”. 

Jaqueline acredita que é fundamental seguir unida na luta contra a fome e na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, porque, segundo ela, a fome é a expressão biológica das injustiças sociais. “Tenho muita vontade de produzir mais trabalhos que levem ao Brasil inteiro a importância de políticas públicas permanentes e articuladas, especialmente voltadas para populações em situação de vulnerabilidade social. Muitas vezes, essas ações comunitárias acabam invisíveis aos olhos do Estado, e por isso trazer a universidade para dentro do território é essencial. Espero que esta seja apenas a primeira de muitas conquistas e premiações que nascerão da força e do compromisso da nossa comunidade e da Unisinos”, finaliza. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar