Projeto quer levar realidade virtual para o ensino em séries iniciais 

Trabalho está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Crédito: Divulgação

Projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, pelo mestrando Renato Júnior, recebeu menção honrosa no 25th Symposium on Virtual and Augmented Reality – SVR 2023. O estudo tem como objetivo aplicar uma Realidade Virtual – RV para apoiar o processo de ensino e aprendizado de conteúdo relacionado às Missões Jesuítas. Atualmente, o mestrando atua como professor no Colégio Anchieta. 

Além de se especializar em tecnologias e pensamento computacional, Renato também é historiador. “Vislumbrei a possibilidade de agregar no processo de ensino do conteúdo sobre as missões jesuíticas, o qual as crianças, mesmo visitando as Ruínas em São Miguel, possam ter uma vivência mais significativa e concreta do que aconteceu durante este fato histórico. Muitas apresentam dificuldade de compreender como funcionaram as reduções jesuíticas, por isso, o desenvolvimento de uma aplicação em realidade virtual pode ajudar neste processo de aprendizagem”, explica o mestrando. 

O Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões é um dos conjuntos históricos mais importantes situados em terras brasileiras e o estudo desse momento histórico faz parte da base curricular no ensino fundamental. “Contudo, mesmo as escolas aqui do RS, encontram dificuldades em levar os alunos para visitação das Ruínas. Por meio da realidade virtual, não somente será possível trazer as Ruínas até os alunos, como será possível voltar no tempo e demonstrar como funcionavam as reduções naquele momento histórico”, completa Renato. 

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O professor da Escola Politécnica e orientador do projeto, Vinicius de Souza, considera muito importante o uso das novas tecnologias na educação, pois vivemos em um mundo cada vez mais digital e os alunos precisam e desejam esse contato durante sua formação. “As novas tecnologias oferecem novas possibilidades de aprender e ensinar, como é o caso da Realidade Virtual. A RV permite experiências imersivas em diferentes contextos, permitindo, por exemplo, que os alunos visitem lugares distantes, viagem por dentro do corpo humano ou voltem no tempo sem precisar sair da sala de aula”, afirma Vinicius.  

Atualmente, o protótipo de visita virtual às ruínas, conta com imagens do local capturadas com uma câmera 360º. “No início de 2024, teremos um esboço de realidade virtual. A previsão é ser aplicado, através de um projeto pedagógico piloto, em turmas do 4º ano do Colégio Anchieta em 2024. Estamos na tentativa de expandir a pesquisa para escolas públicas, incluindo as estaduais que atendem ensino fundamental nos anos iniciais”, conclui Renato. 

Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, clique aqui.

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