Estudante boliviano está desenvolvendo sua tese na Escola Politécnica

Paulo é doutorando em Engenharia Industrial da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, no Chile

Crédito: Divulgação

A Escola Politécnica, através do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS e o Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem – GMAP, está recebendo o doutorando em Engenharia Industrial da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, Paulo Torrez. O estudante está utilizando o período na Unisinos para visitar empresas locais e avaliar a viabilidade de aplicar o modelo que está desenvolvendo na estrutura da sua tese. 

Atualmente, Torrez está concentrado na pesquisa de estudos fundamentais que darão suporte ao desenvolvimento de sua pesquisa. “Minha tese se concentra na criação de um modelo matemático para a configuração de células de manufatura, considerando cuidadosamente rotas de produção alternativas e levando em conta a confiabilidade das máquinas na formação dessas células”, explica. 

Fabio Piran, professor da Escola Politécnica, conta que muitas das pesquisas desenvolvidas no GMAP são focadas na modelagem quantitativa. “Essa característica do grupo vai ao encontro com a pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Paulo na Tese de Doutoramento dele e, esse foi um dos motivadores da sua vinda. Além disso, temos uma estrutura, que facilita o recebimento de alunos de outros países e de outros lugares do Brasil. Por exemplo, contamos com um time que proporciona todo o suporte ao aluno na sua estadia conosco. Esse time é composto por professores, alunos de doutorado, mestrado e graduação”. 

O professor e pesquisados do PPGEPS, Miguel Selito, compartilha que a parceria com a PUC de Valparaíso para intercâmbio de alunos e professores foi firmada em 2023. “A pesquisa do candidato se relaciona com os temas do GMAP e do Grupo de Estudos em Engenharia de Produção, grupos de pesquisa do PPGEPS, englobando manufatura celular, tecnologia de grupo, e confiabilidade de máquinas inteligentes. Paulo inaugura uma etapa que terá continuidade com mais trocas, tanto de alunos como de professores, entre os programas, fortalecendo o PPGEPS quanto às metas de internacionalização objetivadas pela Unisinos”, afirma.    

Segundo o doutorando, estar na Unisinos trouxe inúmeras vantagens. “A possibilidade de estabelecer contatos valiosos na minha área de estudo é uma vantagem significativa. A interação com profissionais do setor, professores e colegas estudantes da Unisinos pode ser benéfica para meu desenvolvimento profissional de longo prazo”. 

Paulo afirma que fazer parte da Unisinos oferece a oportunidade de se familiarizar com o ambiente de trabalho específico do setor. “Essa imersão contribui para uma melhor compreensão do contexto de trabalho, permitindo que eu adquira conhecimento prático e me adapte de forma eficaz à dinâmica profissional”, completa. 

“Dada a excelente reputação da Unisinos, fazer um estágio aqui pode me dar um valor diferenciado no mercado de trabalho. O reconhecimento da qualidade acadêmica da instituição pode me posicionar favoravelmente entre outros candidatos, um aspecto altamente valorizado pelos empregadores”, finaliza Torrez. 

Quer saber mais sobre o PPGEPS? Clique aqui

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar