Encontro de Abertura do Semestre 2023/2 

Caminhos de uma universidade jesuíta em tempo de transformação

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Encontro de Abertura do Semestre 2023/2, evento pensado para a confraternização dos colaboradores da Unisinos, foi realizado na manhã do sábado, 02/9. A recepção aconteceu no Espaço Luis Fernando Verissimo, com um café da manhã com o reitor, Pe. Sergio Mariucci, e um momento de integração entre os presentes. 

Conduzido pela coordenadora do curso Comunicação Digital, Melissa Lesnovski, o Encontro acontece semestralmente e apresenta à comunidade acadêmica os números da Universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. Na sequência, dando início ao evento, o reitor saudou a todos os presentes. “Que bom vir aqui, é sempre uma ocasião especial olhar para vocês e ter esse contato de proximidade.”, citou Pe. Sergio. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Perspectivas Administrativas 

A próxima apresentação da manhã foi dos dados de desempenho financeiro da Universidade, os resultados e a visão de futuro, com o pró-reitor de Administração, Cristiano Richter. “Tivemos o evento Conecta na quarta-feira, um momento muito bacana de estar no campus e ver mais de 6 mil estudantes circulando. Vamos falar um pouco sobre a retrospectiva do semestre, projeção para o ano e ações do Marketing”. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, a diretora da Unidade de Administração, Pessoas e Finanças, Silvana Model, falou sobre os resultados financeiros do semestre e as perspectivas futuras. “É um cenário desafiador para todos os setores, mas eu acredito muito no esforço de todos e na realização dos projetos estratégicos”, afirmou. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

O diretor da Unidade de Marketing e Relacionamento, Denis Azevedo, citou o sucesso das ações de marketing da Unisinos, deu atualizações sobre a implementação do Unidade e também citou o evento Conecta. “Gostaria de parabenizar toda a equipe e todos que fizeram o evento acontecer”, completou Denis. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Perspectiva Acadêmica 

Para apresentar os dados acadêmicos, subiram ao palco o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, a diretora da Unidade Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo, e a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Lopes. “Nós temos um plano de negócios que nos aponta um resultado, é muito inspirador, mas isso vai depender de nós”, iniciou Guilherme. Em seguida, Paula e Maura trouxeram um compilado dos números de ingressos e matrículas de suas respectivas unidades. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Projetos Estratégicos 

O vice-reitor, Artur Jacobus, subiu ao palco na sequência para atualizar sobre o andamento planejamento estratégico. Ele relembrou a metáfora da ponte, muito usada na abertura do semestre passado. “A nossa ponte, quando falamos dela ela era ainda só um projeto, mas agora está em construção. Essa metáfora nos ajuda a entender, porque uma ponte não é construída por uma pessoa sozinha, se trata de uma construção coletiva”, destacou. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, a gestora do Núcleo Executivo de Planejamento Estratégico (NEX), Débora Oliveira, comentou sobre o conjunto de projetos e como eles estão organizados. “É bom vê-los em mais um evento de Abertura do Semestre, falando agora com mais resultados sobre os nossos projetos estratégicos”, celebrou Débora.  

Crédito: Rodrigo W. Blum

Escolas Unisinos 

Um dos grandes destaques do último semestre foi o protagonismo das Escolas, graças ao trabalho realizado pelos decanos. Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades, foi o escolhido para falar sobre a importância da função. “Nós estamos em um momento de reconfiguração da universidade e, nessa reconfiguração, está a revisitação da identidade das tarefas dos decanos e também das escolas”, afirmou Rohden. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Mensagem do Reitor 

Em sua fala final, Pe. Sergio lembrou que essa é o terceiro evento de abertura do semestre em sua gestão. “Tivemos, nessa breve jornada, após pandemia, o difícil ano de 2022, tensões políticas, de polarização, desdobramentos das decisões que nós tomamos, muita tensão, expectativas e mudanças, o compromisso firme e sereno de conduzir com reponsabilidade orçamentária a grande universidade que está sob a nossa liderança”, declarou o reitor. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Após a fala do reitor, houve um espaço para perguntas dos colaboradores, seguido de uma apresentação cultural do projeto Vida com Arte, junto do ex-professor Frank Jorge. Por fim, Pe. Sergio voltou ao palco para o encerramento. 

Crédito: Rodrigo W. Blum

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar