Encontro de Abertura do Semestre 2022/2

Evento reuniu colaboradores no Campus Porto Alegre

Crédito: Cassius Souza

Nesse sábado, 27/8, foi realizado o Encontro de Abertura do Semestre 2022/2. Um evento pensado para a confraternização dos colaboradores da Unisinos.  A recepção aconteceu no foyer do Teatro Unisinos com um café da manhã com o reitor, Pe. Sergio Mariucci, e um momento de integração entre os presentes.

Crédito: Cassius Souza

O Encontro acontece semestralmente e apresenta à comunidade acadêmica os números da Universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. A condução do Encontro foi, pela segunda vez consecutiva, de responsabilidade do chefe de gabinete, Carlos Alberto Cruz.

Crédito: Cassius Souza

Logo no início, os colaboradores receberam as boas-vindas do reitor. “É muito bom estar aqui, olhar para vocês, nesse teatro cheio de gente boa que constitui a nossa Unisinos. Venho com o coração aberto e alegre. E quero dizer para vocês da nossa convicção de que com mãos dadas temos condições de fazer essa travessia, com coragem, criatividade e muita esperança”, disse.

Crédito: Cassius Souza

Na oportunidade, Pe. Sergio fez referência ao poema “Mãos dadas” de Carlos Drummond de Andrade, do ano de 1940. Um vídeo com interpretação do poema foi apresentado.

Perspectiva Acadêmica 

A diretora da Unidade Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo apresentou os dados acadêmicos da Universidade para os cursos presenciais e EAD, e mencionou os reconhecimentos recebidos em avaliações do MEC. “Em 2021, tivemos 7 cursos avaliados com nota 5 e 6 cursos com nota 4. Em 2022, temos um número importante de visitas. Foram avaliados, atém o momento, 4 cursos com nota 5 e 2 cursos com nota 4. O que mostra a excelência e a qualidade da nossa Unisinos”, pontuou. 

Crédito: Cassius Souza

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez lembrou a pandemia e citou que a Unisinos é uma universidade em transformação. “No início de 2020, estávamos todos em sala de aula. Ao longo do ano, fomos todos para casa. E estamos nos adaptando a um novo cenário, a um novo contexto que se impõe. Nos adaptando, mas continuamos com um trabalho de qualidade”, enfatizou. 

Crédito: Cassius Souza

Na sequência, a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Lopes apresentou um quadro de futuro e chamou todos a se envolverem para desenhar esse futuro com um olhar para as temáticas do presente. “A Unidade é protagonista numa parceria e dando suporte para que os desenhos das Escolas, construídos em conjunto com a comunidade e os decanos, sejam feitos. E que a gente continue apostando no futuro”, declarou. 

Crédito: Cassius Souza

Ao finalizar, Guilherme destacou a mudança de governança da Universidade em que as respostas aos desafios virão das áreas. “Cada Escola, cada área do conhecimento, trará uma resposta diferente aos desafios que estamos vivendo. Apostamos muito que essa mudança de dinâmica com o protagonismo forte de cada Escola, da sua forma, nos trará essa visão e essa perspectiva de futuro que todos queremos”, completou.

Resultados de nossa operação 

Silvana Model, diretora da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas, apresentou os resultados da operação 2022/1: indicadores econômico-financeiro. Ela iniciou mostrando um contexto macroeconômico e, na sequência, o pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro abordou o planejamento da Universidade para a continuidade do ano.   

Crédito: Cassius Souza

“Temos agora uma nova trajetória. Isso nos impõe um grau de responsabilidade extremamente relevante. Nós precisamos fazer aquilo que é necessário para buscar o reequilíbrio da Universidade”, ressaltou.

Planejamento Estratégico 

O vice-reitor, Artur Jacobus, deu início a sua fala contextualizando os desafios que direcionaram o Planejamento Estratégico. Ele citou a importância de olhar de forma realista para os números que foram apresentados no Encontro. “Ao mesmo tempo, aproveitar oportunidades que não estavam colocadas há cinco anos e que hoje podem ser caminho para nós”, pontuou. 

Crédito: Cassius Souza

Artur abordou ainda a revisão realizada na Missão, Visão e Credo da Unisinos, e como isso impacta nos próximos passos da Universidade. “Nós vamos investir fortemente na graduação, nos cursos de lato senso e, também, em projetos voltados para o desenvolvimento local. Isso não significa esquecer do nosso lado de universidade de pesquisa. Continuamos sendo universidade de pesquisa, como somos reconhecidos até agora”, explicou.

Projetos em destaque 

A Unisinos desenvolve diversos projetos, entre eles, três foram apresentados durante o evento. Essa foi uma oportunidade que os colaboradores tiveram de saber mais sobre o trabalho desenvolvido. 

O primeiro foi sobre o Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e a Unidade de Inovação e Tecnologia – Unitec (incubadora). Na oportunidade, Silvio Bitencourt, gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, apresentou uma breve explicação sobre o Parque e a incubadora, o contexto do trabalho desenvolvido e as expectativas futuras que foram criadas a partir de um projeto elaborado recentemente. 

Crédito: Cassius Souza

Silvio destacou a importância da promoção do desenvolvimento regional e como isso se relaciona com a Universidade. “Nós temos que entender que o desenvolvimento regional cria um círculo virtuoso para os nossos alunos que se especializam e se desenvolvem”, pontuou. 

O segundo foi o Bilíngue. Criado em 2019, é um programa de assessoria a escolas de educação básica com foco na construção e implementação de currículos bilíngues. A professora Isa Mara Alves explica que, ao ser pensado, o programa precisava ter a identidade da Rede Jesuíta de Educação.  “Um programa bilíngue que, dentro desse contexto de rede, precisava ter uma identidade de rede jesuíta e ao mesmo tempo tinha que respeitar e ser adequado para poder se moldar as diferentes realidades das diversas escolas pelo Brasil”, disse. 

Crédito: Cassius Souza

A professora Cristiane Schnack, que também integra o programa, destacou como diferencial o desenvolvimento da proposta pedagógica e a metodologia que são autorais. “É uma caminhada de apropriação das escolas. É um processo em que a escola como um todo vai aprendendo juntamente com familiares, se apropriando e adquirindo mais segurança para dizer sobre as suas escolhas pedagógicas e curriculares”, enfatizou.  

Crédito: Cassius Souza

O terceiro foi o Instituto Humanitas Unisinos – IHU. O trabalho desenvolvido pelo instituto foi apresentado, na ocasião, pelo professor Lucas da Luz. “O IHU tem como propósito a busca de respostas dos grandes desafios da nossa época. E fazemos isso buscando uma forma transdisciplinar de fazer dialogar diferentes perspectivas de saberes”, explicou. Lucas destacou as várias formas de materializar a atuação do Instituto, entre elas, a página que pode ser acessada em ihu.unisinos.br.

Uma universidade jesuíta 

Pe. Sergio fez referência aos dados apresentados durante o Encontro e às ações que estão sendo tomadas nas Unisinos.  “Nós precisamos sonhar com os pés no chão. Nós temos que manter essa reputação na pesquisa com o compromisso com o nosso país”, destacou. 

Crédito: Cassius Souza

O reitor ainda ressaltou o modelo de governança representativa em colegialidade em instâncias. “No processo de ações estratégicas, muitos serão convidados a fazer parte da equipes para projetar a universidade, se responsabilizando pelas ações”, explicou. 

Por fim, Pe. Sergio agradeceu a todos que estiveram presentes nas deliberações recentes da Universidade. E destacou a importância da realização de vida dos colaboradores da Unisinos, sendo o melhor lugar para se trabalhar.

Encerramento 

Após a fala do reitor, houve um espaço para perguntas dos colaboradores que foram respondidas pela reitoria. 

Crédito: Cassius Souza

Na sequência, aconteceu uma apresentação cultural do projeto Vida com Arte, com a participação de 58 integrantes. 

Crédito: Cassius Souza

Por fim, Pe. Sérgio chamou ao palco Pe. Antônio Tabosa, coordenador do Núcleo Apostólico dos Jesuítas de São Leopoldo e diretor da Fundação Fé e Alegria, para abençoar a todos no encerramento.

Crédito: Cassius Souza
Crédito: Cassius Souza

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar