Encontro de Abertura do Semestre 2017/2

Evento destacou os valores assumidos pela Unisinos para transformação da sociedade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã desse sábado, 19 de agosto, aconteceu o Encontro de Abertura do Semestre. O tema da conferência foi: “Unisinos 1969 – 2019 – Gerando valores para a transformação da sociedade”. Antes de iniciar as falas institucionais e a apresentação dos números da Universidade o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, recepcionou os presentes no saguão do Anfiteatro Padre Werner, para um café da manhã.

A abertura do encontro foi feita pelo reitor, que apresentou os novos líderes da Unisinos para o próximo quadriênio. “O valor é um bem para pessoa humana, que pode ser espiritual ou material. Temos que pensar, que bem, que valor, a comunidade da Unisinos quer assumir?”, questionou. Pe. Marcelo ainda se posicionou contra qualquer tipo de discriminação, seja de origem, raça, cor ou idade.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, o diretor da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação, Alsones Balestrin, que assumirá, em janeiro, o cargo de pró-reitor acadêmico, falou dos indicadores sociais e acadêmicos da Universidade. Entre os destaques de sua apresentação, chamou atenção para o número de bolsas. “A Unisinos oferece em torno de 5 mil bolsas parciais e integrais, um número bastante expressivo”, destacou.

Os indicadores econômicos e financeiros foram apresentados pelo pró-reitor de administração, Luiz Felipe Vallandro, que reforçou o compromisso com a saúde financeira da Universidade. “A gente vem ajustando as atividades para dar conta das nossas entregas”, afirmou. Entre os investimentos da Unisinos, Vallandro destacou a revitalização da Antiga Sede. “Estamos olhando para o nosso desenvolvimento sem esquecer da nossa história”, lembrou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O histórico da expansão da Unisinos, na capital gaúcha, foi trazido pelo diretor do Campus Porto Alegre, Cristiano Richter, que falou da criação do projeto, desde 2012 e da execução da obra em 22 meses. “Em março de 2017, tivemos o início das aulas na Torre Educacional, e nossa meta é acolher 10 mil alunos em 10 anos. No primeiro semestre, começamos as atividades com 2.800 estudantes”, contou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Sobre Medicina, o diretor da Unidade de Graduação, Gustavo Borba, a decana da Escola de Saúde, Denise Zigler e a coordenadora do curso, Nêmora Barcellos, fizeram uma breve apresentação. “A Escola de Saúde, até 2017/1, tinha diplomado 11.866 estudantes, e com o curso de Medicina a área irá se fortalecer ainda mais”, disse Denise. “Somos um espaço de construção e disseminação de diálogo para construir o novo”, destacou Borba, ao falar do projeto da graduação. “O curso tem 12 semestres e é organizado em PAs, com integração vertical e horizontal entre as atividades”, completou Nêmora.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Plano de Desenvolvimento Institucional da Unisinos (PDI), também foi abordado no evento. O PDI para 2018-2021, irá incorporar as diretrizes do Projeto Pedagógico da Universidade. Uma equipe está envolvida na produção do novo documento e, em sua apresentação, retomou o que já foi feito para poder ter um panorama do que ainda precisa fazer. A pedagogia universitária e a articulação crítica entre os saberes, também foi trazida pelo grupo, tendo como horizonte 2025.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O diretor-presidente da ASAV, Pe. João Geraldo Kolling, também fez uso da palavra. Ele contou que ingressou na Unisinos quando a Universidade tinha apenas quatro anos. “Os espaços vão mudando, mas os bons frutos se mostram desde cedo, lá atrás, na infância da Universidade, até hoje, com quase 50 anos. A Unisinos é a maior e mais pujante das obras da nossa associação”, apontou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor fechou o evento frisando a importância do diálogo entre o humanismo e a tecnociência. “O fazer humano está sendo remodelado pelo digital. Somos uma universidade, essa é a nossa essência, e não uma mera plataforma de transmissão digital de conhecimento”, enfatizou. Após o encerramento do encontro, Pe. Marcelo convidou a todos para se unirem em oração e rezar um Pai Nosso.