Encontro de Abertura do Semestre 2016/2

Foto: Janaína Costa

Na manhã do último sábado, 20 de agosto, aconteceu o tradicional Encontro de Abertura do Semestre. Na ocasião, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, recepcionou professores, tutores e funcionários no saguão do Anfiteatro Padre Werner para um café da manhã. O momento buscou a integração entre os colaboradores e apresentar à comunidade acadêmica os números da universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. O tema dessa edição foi “Nossa travessia para os próximos anos: desenvolvimento com austeridade II”.

Foto: Janaína Costa

Durante o evento, houve homenagem aos cursos de licenciatura, apresentação da Escola de Saúde e exposição sobre o panorama acadêmico e financeiro da Universidade. Além disso, outro ponto de destaque do encontro foi a ampliação do campus Porto Alegre.

O reitor falou das Olimpíadas e lembrou que o Brasil foi o primeiro país a abrigar uma delegação de refugiados. Em seguida, deu boas-vindas aos presentes e passou a palavra ao decano da Escola de Humanidades, Adriano Naves de Brito, e à gerente das Licenciaturas, Laura Dalla Zen. O decano falou da sólida formação de professores oferecida pela Unisinos. “A gente quer dar sentido para frase: o professor semeia o futuro”, declarou.

Laura lembrou que a história das Licenciaturas se mistura com a história da Unisinos. “São mais de 16 mil professores formados pela Unisinos, que é a melhor universidade do Brasil nos cursos de Licenciatura”, enfatizou. Na sequência, a professora Janira Silva foi homenageada e recebeu uma placa em reconhecimento ao trabalho prestado para Unisinos. Quando foi chamada para receber o “mimo”, a docente foi ovacionada pelos presentes e aplaudida de pé.

Foto: Janaína Costa

A decana da Escola de Saúde, Denize Zigler, falou da relação da Escola com a comunidade. “Nosso modelo de trabalho integra universidade, comunidade e poder público para inovar e promover a saúde na nossa região”, afirmou. O pró-reitor acadêmico, padre Pedro Gilberto Gomes, trouxe o número de alunos matriculados. “A graduação é o nosso grande foco, por isso ela tem que ter todo o nosso carinho”, destacou. O pró-reitor de administração, João Zani, apresentou o cenário financeiro. “Nosso desafio é comprimir despesas e aumentar a receita”, ressaltou.

Ao final da manhã, padre Marcelo apresentou o mapa estratégico e destacou a importância de um trabalho atento às questões de sustentabilidade.  “Temos que fazer um forte laço entre excelência acadêmica, sustentabilidade e tecnologia”. O reitor falou da interface entre Unidades Acadêmicas e Escolas. “Temos que ter solidez com movimento, porque tudo que é extremamente rígido, quebra”.

Padre Marcelo trouxe os pontos positivos da Universidade e falou da ampliação do campus Porto Alegre. “Estamos fazendo um movimento forte, porque temos um anseio estratégico e é isso que me alimenta, e que alimenta a nossa comunidade. Nós temos um belo projeto pela frente”, finalizou.