Empreender para ser feliz

Um exemplo de que investir na inovação pode ser um propulsor para a realização profissional e pessoal

Produtor musical, empreendedor, e, sobretudo, desbravador nato do campo da inovação. São algumas características que definem o perfil de Lourenço de Pauli, aluno do curso de Gestão para Inovação e Liderança (Gil), da Unisinos, que carrega a felicidade como um ideal de vida, “enquanto o meu trabalho for relevante e tiver impacto positivo nas pessoas, serei um profissional de sucesso”, afirma Lourenço. 

O estudante sempre ansiou pelo novo e contou com o apoio e o exemplo da família em todas as suas decisões. O pai é médico, e a mãe graduou-se em Arquitetura, após lecionar como professora de Educação Física. Embora sigam profissões tradicionais no mercado, as posturas inovadoras no exercício das suas atividades motivaram o filho a buscar diferenciação mercadológica, acompanhada da realização profissional e pessoal. Essa motivação foi mais que o suficiente para despertar o seu interesse pelas novidades nos campos da educação, e projetar um futuro que transcendesse o tradicional, que culminou na sua opção no vestibular: Formação de Produtores e Músicos de Rock, na Unisinos.

”A educação é essencial para mudar o mundo. Tão necessário quanto é diferenciar a educação através de novos métodos e propostas. Eu quero colaborar com isso através das minhas ideias e do meu trabalho”

Lourenço de Pauli

Produtor Musical

Lourenço até cursou Direito por um período, paralelamente ao Formação de Produtores e Músicos de Rock, entusiasmado pelas questões de Direitos Autorais. Entretanto, foi o mundo da música que retribuiu o interesse e a dedicação do aluno com novas experiências e perspectivas que, mais tarde, começariam a concretizar através de uma nova graduação. O seu empenho e a constante presença nos estúdios de gravação e em outras atividades do curso, promoveram o estreitamento da sua relação com produtores, colegas e professores. Até hoje ele participa de gravações promovidas pela Unisinos e por parcerias.

Com pouco mais de 20 anos e já formado, abriu uma produtora com um colega, que foi seu primeiro empreendimento, “a música é a minha profissão, mas também é um hobby. Desde os exercícios acadêmicos até a produtora, busquei a excelência na área, e também oportunidades com essa atividade. Minha profissão e a intensa ligação que tenho com a música são intrínsecas”, relata.

Foi através do primeiro negócio que o jovem empreendedor percebeu a necessidade de ampliar seus conhecimentos. A gestão da empresa exigia soluções que Lourenço não dominava, e lhe exigia aprofundamento e maturidade profissional. Em 2010, ouviu no rádio uma propaganda do curso de Gestão para Inovação e Liderança (Gil), também da Unisinos, e não teve dúvidas, “não conhecia a grade curricular, mas as palavras-chave ‘inovação e liderança’ me deram a certeza de que era essa a minha opção”, lembra. Desde então, Lourenço não parou mais e quer ir cada vez mais longe.

Empreendedorismo e Inovação

Além dos intercâmbios e dos projetos acadêmicos, o Gil ampliou forneceu ferramentas que motivaram o estudante ansioso por inovação com nossas perspectivas a empreender novamente, dessa vez, investindo na informação. No ano passado, em parceria com dois amigos, lançou a Explore. Trata-se de uma startup que diariamente fornece conteúdo, via e-mail, sobre os acontecimentos atuais mais relevantes no âmbito de interesse dos assinantes, em geral, sobre mundo business, “é um site onde as pessoas podem se cadastrar para receber informações sobre assuntos que realmente lhes são importantes. Muitos não sabem onde encontrar as novidades sobre tecnologia, sobre negócios e outros âmbitos pertinentes. Fazemos esse filtro e enviamos o conteúdo”, explica Lourenço. 

Segundo Lourenço, a educação, aliada à informação, é a chave para a mudança do mundo. Por isso, os caminhos pelos quais percorre não poderiam passar longe do destino que envolve o aprendizado constante, sim, mas também o ensino. O currículo do Gil inclui estágio obrigatório, iniciado por Lourenço nesse semestre. Foi necessário somente um mês de estágio curricular obrigatório para que a Perestroika, empresa referência em formações e capacitações onde atua, o efetivasse como estagiário e ele passasse a ser remunerado e reconhecido pelo seu trabalho, “a educação é essencial para mudar o mundo. Tão necessário quanto é diferenciar a educação através de novos métodos e propostas. Eu quero colaborar com isso através das minhas ideias e do meu trabalho”, justifica.

Da mesma forma, a formação profissional constante também aparece como uma preocupação do estudante. Quando perguntado sobre o futuro, responde, “não tenho ideia do futuro. É difícil fazer planos em longo prazo, uma vez que tudo muda tão rápido. Hoje, os aspirantes do mercado se preparam para situações e coisas que ainda nem existem!”. Contudo, o estudante inovador e empreendedor, também é otimista. Para ele, o mercado nunca esteve tão bem e a tendência é ficar cada vez melhor, “se não encontramos oportunidades, podemos cria-las. Numa analogia, é como os motoristas no trânsito. Uma vez que temos bons motoristas, o trânsito colabora. O mercado, da mesma forma, é a gente que faz”, justifica. Sobre seus sonhos, a resposta está na ponta da língua, “empreender para fazer minha parte na transformação desse mundo num lugar melhor”, conclui.

Gestão para Inovação e Liderança

O Gestão para Inovação e Liderança é um curso de Bacharelado em Administração, com foco na formação de profissionais que serão protagonistas em seus ambientes de trabalho. A grade curricular é inovadora e exclusiva no mercado, com dois intercâmbios internacionais (um de duas semanas e outro de um semestre), a realização de um planejamento de carreira, além de disciplinas que abordam temas essenciais na atualidade, como empreendedorismo e responsabilidade social e sustentável. As turmas são fechadas, o que viabiliza um aprendizado compartilhado e continuo em equipes, desde o início do curso até o seu término. De acordo com a avaliação do MEC e o desempenho profissional dos egressos, o curso é destaque de excelência e padrão internacional na área de Administração. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar