Em parceria com a Gastronomia Unisinos, Concurso Mistura Típica está com as inscrições abertas

Etapa final será realizada no dia 27/10, em Porto Alegre, nos laboratórios do curso

Crédito: Rodrigo W. Blum

A 2ª edição do Concurso Mistura Típica, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Rio Grande do Sul (Abrasel) e em parceria com o curso de Gastronomia da Unisinos e a Prefeitura de Porto Alegre, está com as inscrições abertas. A realização faz homenagem à capital do Rio Grande do Sul, em razão da comemoração dos 250 anos da cidade.

A final está marcada para o dia 27/10, nos laboratórios da Gastronomia, no campus Porto Alegre. Os cinco finalistas de cada categoria (amador e profissional) serão selecionados por meio de votação popular no Instagram, onde as receitas apresentadas deverão conter ao menos dois ingredientes considerados típicos da cidade, entre os seguintes: pinhão, erva mate, trigo, café, aipim, chocolate, cerveja, plantas alimentícias não convencionais (PANC), charque, milho crioulo, carnes, peixes e charcutarias em geral.

O concurso está baseado em uma pesquisa bibliográfica realizada pelos professores de Gastronomia da Unisinos, Israel Bertamoni e Deise Schell, juntamente com estudantes do curso, que buscou identificar os elementos mais representativos da cultura alimentar de Porto Alegre. “A professora Deise e eu conduzimos o estudo com os alunos por já trabalharmos com essas temáticas sobre as técnicas, hábitos e a historicidade alimentar dos gaúchos em disciplinas específicas. Optamos por desenvolver uma pesquisa bibliográfica exploratória não cronológica. O que norteou nosso estudo foram os ingredientes, pois eles seriam indicados para serem utilizados nos preparos do concurso”, explica Israel.

A coordenadora da graduação em Gastronomia da Unisinos, Sarah Winck de Almeida, ainda conta sobre a importância do envolvimento do curso no Concurso Mistura Típica. “Para nós, esse reconhecimento é muito gratificante, pois nos fortalece como curso, mostrando o quanto temos de conhecimento e podemos contribuir para a sociedade e para o desenvolvimento do setor de alimentação. Enfatiza a importância acadêmica da Gastronomia, do que estudamos e do que ensinamos, inclusive valorizando os conhecimentos vinculados à história e cultura alimentar. Estar em um projeto junto com a Abrasel e a prefeitura de Porto Alegre nos destaca como curso e como Universidade”, salienta.

Mais informações

As inscrições para Concurso Mistura Típica ocorrem até o dia 05/10 e podem ser realizadas clicando aqui.

Para conferir o regulamento do Concurso Mistura Típica, acesse aqui.

Conheça pesquisa feita pelos professores e alunos da Gastronomia Unisinos, clique aqui.