Egressos da Escola da Indústria Criativa são destaques

Tássia Becker recebe menção honrosa por pesquisa aplicada; Fabricio Barili apresenta trabalho em evento na Alemanha

Crédito: Arquivo Pessoal

Dois egressos da Escola da Indústria Criativa obtiveram destaques recentemente. Tássia Becker, egressa de doutorado do PPG em Comunicação, recebeu menção honrosa na categoria pesquisa aplicada do Prêmio Adelmo Genro Filho, que é concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. Esse é o principal prêmio da pesquisa em jornalismo do país. “Estou muito feliz e honrada com a menção. É um reconhecimento importante não apenas do meu trabalho, mas também da minha orientadora, professora Maria Clara Aquino, e ao curso, que acolheram meu projeto e me proporcionaram um ensino de excelência”, destaca. 

Crédito: Arquivo Pessoal

Tássia desenvolveu um protótipo de linguagem jornalística autóctone para dispositivos móveis, a partir de uma pesquisa aplicada, que foi avaliado por estudantes de ensino superior em um teste de usabilidade. A investigação demonstrou que grande parcela dos apps jornalísticos investe na transposição ou adaptação do conteúdo, evidenciando que ainda há muito a ser explorado. “Desenvolver uma pesquisa aplicada durante o doutorado foi desafiador tanto pelo fato de essa modalidade de investigação não ser comum na área como pela minha própria inexperiência em alguns temas e metodologias abordados. Fui aprendendo e construindo a tese durante o processo”, explica. 

Outro egresso que esteve em destaque foi Fabrício Barili, que apresentou sua pesquisa Plataformização da vigilância no trabalho: uma tecnografia nas plataformas Time Doctor e Teramind, desenvolvida no Mestrado em Comunicação, no Data Power 2022, realizado na Universidade de Bremen, na Alemanha. “Essa experiência, com certeza, de uma apresentação internacional, em outro idioma, é importante para mostrar a força da pesquisa no Brasil, país latino-americano, que não desenvolve essas tecnologias”, menciona. 

Crédito: Arquivo Pessoal

Fabrício ainda destacou que conhecer Bremen foi uma experiência única e classificou a cidade alemã como fofa. “Foi maravilhoso. A cidade é muito fofa, no sentido de ser charmosa, bem cuidada e com uma cultura legal, com muitas esculturas e igrejas do ano 1000”, lembra. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar