Egresso de Arquitetura e Urbanismo projeta aeromóvel

A linha fará conexão Novo Hamburgo - Campo Bom

Crédito: Divulgação

Egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, Renan Eduardo Spengler, desenvolveu plano de linha aeromóvel com conexão Novo Hamburgo – Campo Bom, como trabalho de conclusão de curso. O projeto “Complexo Estação Campo Bom” se baseou na ideia de mobilidade urbana; projeto arrojado, sustentável e tecnológico; e com apelo social.

Renan conta que em todos seus projetos durante a graduação, desde o primeiro semestre, buscou ideias inovadoras, sustentáveis e que, de alguma forma, o desafiassem. “Acredito que consegui unir todas as situações que considero fundamentais na arquitetura e transformá-la numa proposição arquitetônica”, conta o arquiteto.

O trajeto feito pelo aeromóvel inicia na estação de trem Novo Hamburgo, e se estende, inicialmente, até Campo Bom. Caminho que busca a integração de várias cidades e permite a continuação para municípios de outras regiões.  A estação localizada em Campo Bom, fica em frente a rodoviária nova da cidade e próxima ao CEI ( Centro de Educação Integrada).

Quanto a passagem,  a ideia é seguir os moldes do aeromóvel do aeroporto de Porto Alegre. Ao embarcar no aeromóvel em Campo Bom, o mesmo bilhete pode ser utilizado no trem.

O projeto foi realizado como trabalho de conclusão de curso e orientado pelo professor Julian Grub. “Foi ele quem comprou a ideia junto comigo e me incentivou a fazer algo diferenciado. Foi bastante crítico, o que me permitiu evoluir cada dia mais e provar pra mim mesmo que poderia me superar a cada nova semana de orientação”, conta Renan.

O professor revela que durante o desenvolvimento de trabalho, Julian mostrou-se sempre preocupado com as  interferências e as vinculações urbanas que a estação poderia trazer, principalmente nos aspectos sociais. “Um tema que se volta a uma necessidade urgente da comunidade e região, necessidade esta percebida pelo Renan desde as primeiras conversas”, conta o Julian orgulhoso do seu aluno e orientando.

O novo arquiteto é campobonense e sempre quis fazer algo por sua cidade natal. “Gosto muito da frase “Pensar globalmente e agir localmente”. O reconhecimento por contribuir de alguma forma pela transformação do local onde tu nasceu, não tem preço. É algo muito gratificante”.

Renan conta que o projeto foi apresentado à comunidade através da mídia impressa e gerou comentários positivos nas redes sociais. O projeto chegou ao secretário de obras Patrick Rupphental e ao prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, que se interessaram pela ideia e que estão buscando mais informações para a viabilidade da proposta.

Saiba mais sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo no site do curso.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar