Dois prêmios em Gramado

Curtas de alunos do curso de Realização Audiovisual são premiados no Festival de Cinema de Gramado

Dois curtas produzidos por alunos do curso de Realização Audiovisual (Crav), da Unisinos, foram premiados no 43º Festival de Cinema de Gramado. “Madrepérola” e “Bruxa de Fábrica” estão entre os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. Os 19 filmes concorrentes foram exibidos sábado e domingo, no Palácio dos Festivais.

“Madrepérola” venceu na categoria Melhor Produtor com Clara Moraes. O curta aborda a vivência de mulheres consideradas fora dos padrões e medidas. Faz uma crítica a opressão que elas sofrem por não se enquadrarem nos supostos – padrões de beleza. “Bruxa de Fábrica”, de Jonas Costa, conquistou a categoria Melhor Atriz com Gabriela Poester. O filme fala de uma menina perturbada por mosquitos que é misteriosamente levada até as ruínas de uma fábrica abandonada.

“O Crav está sempre representado no Festival de Cinema de Gramado, seja através do trabalho dos seus alunos egressos ou através de trabalhos realizados dentro da faculdade. Nos últimos anos, no entanto, o Crav se acostumou a levar bons prêmios para casa”, destaca o coordenador do curso, Boca Migotto.

No ano passado, a conquista foi a premiação máxima para curtas, o Kikito de Melhor Curta com “Se Essa Lua Fosse Minha”. Em 2013, “O Matador de Bagé” venceu como o Melhor Curta da Mostra Gaúcha. Para o coordenador do curso, o retorno positivo e os prêmios afirmam e ressaltam o trabalho desenvolvido pelo colegiado do Crav.

Mais uma vez, a Unisinos está presente no evento, com a participação de um grupo de estudantes do curso de Realização Audiovisual. “Nesse ano concorremos com quatro curtas, dois documentários realizados no segundo ano e dois filmes de ficção que são produzidos no terceiro ano do curso”.

O festival segue até o dia 16 de agosto. Outras informações sobre o evento e sobre as produções no site do 43º Festival de Gramado. E saiba mais sobre o Crav em unisinos.br.