Dia das Mães na Unisinos

Missa e confraternização celebraram a data nesta sexta-feira

“Ser mãe significa gerar, cuidar, educar e guiar”, destacou o Padre José Ivo Follmann, na missa em homenagem ao Dia das Mães. “Como universidade, nos sentimos nesse papel. Somos uma grande mãe, constituída de várias mães”. A cerimônia, que contou com a presença, principalmente, de professoras e funcionárias que vivenciam a maternidade, ocorreu na manhã desta sexta-feira (8/5), na Capela Universitária.

Padre José Ivo Follmann, em sua fala, cita o Padre Pedro Arrupe: ”Só quem ama realiza-se plenamente como ser humano”. Nesse espírito, a manhã foi dedicada a todas aquelas que se doam diariamente aos filhos, que amam incondicionalmente seus frutos. Ao final, ele lembra que cuidar dos outros é a melhor maneira de cuidar de si. Então, aconselha todas as presentes: “Nunca deixem de cuidar de si!”

Como a maternidade não é tarefa fácil, a Unisinos proporcionou um dia mais descontraído a todas as mamães da universidade. No bosque, elas foram acolhidas para um almoço de confraternização.

A professora Ruth Barkmeyer, coordenadora pedagógica do Unilínguas, é mãe de Katharina, de 21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda da Unisinos. Ruth conta que a experiência de ser mãe é uma vivência muito boa. “Sempre que possível, nos encontramos na universidade, realizamos atividades juntas”. Para ela, o Dia das Mães é um momento especial, em que a família se reúne para um almoço de comemoração.

Nerlize Leonel, que trabalha no setor de registros da universidade, é mamãe de primeira viagem. Grávida de seis meses, revela que fica emocionada com o fato de poder desfrutar seu primeiro Dia das Mães na universidade “Em anos anteriores, via as colegas participando e sempre ficava ‘na vontade’. Enfim, é a minha vez”, comenta. Ansiosa, esperando a Luize, afirma que tudo ainda é muito novo, e também gratificante.