Diretor de cluster da Alemanha visita a Unisinos

O encontro tem como objetivo implantar um Vale da Saúde no Estado

Visita de Tobias Zobel, Diretor do Central Institute for Medical Engineering (ZiMT) do FAU Erlangen-Nürnberg MEDICAL VALLEY, responsável pelo Projeto de Internacionalização do Vale da Saúde de Erlangen, Alemanha. Essa visita insere-se nas negociações com vistas à implantação do Vale da Saúde em São Leopoldo/Região do Vale dos Sinos/Tecnosinos

Nesta quinta-feira, 14/05, a Unisinos recebeu o diretor do Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha (ZiMT), professor Tobias Zobel, também coordenador do projeto de internacionalização do Medical Valley (Vale da Saúde). O objetivo dessa aproximação entre a Alemanha e o Brasil é que Zobel possa conhecer universidades, parques tecnológicos e demais instituições que tenham o tema saúde em seu portfólio e encaminhar tratativas para a implantação de um Vale da Saúde no Rio Grande do Sul.

Na ocasião, discutiu-se a viabilização de uma parceria entre Unisinos e Tecnosinos com a organização alemã. O projeto visa integrar empresa, poder público e universidade, a fim de que se desenvolvam, de maneira multidisciplinar, soluções para problemas na área da saúde. “Queremos criar uma relação de confiança com o Brasil, uma parceria de muitos anos”, destacou Zobel. O reitor da universidade, padre Marcelo Fernandes de Aquino, manifestou seu desejo de uma relação de troca entre os dois países. “Queremos que essa parceria seja de equivalência na produção técnico-cultural”.

A vinda do diretor de cluster da Alemanha ao Brasil é resultado de uma missão ao país germânico, realizada em fevereiro, com a participação da então diretora do Parque, Susana Kakuta, do prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir, e do representante do Hospital Mãe de Deus, Fabio Gastal. O Medical Valley, em Erlangen, na Alemanha, atualmente conta com mais de 500 empresas. A agenda incluiu um encontro com o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, uma reunião com a governança do Parque Tecnosinos, contando com o novo diretor da Unitec – Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Luís Felipe Maldaner, e visita ao Hospital Centenário.

O Prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir, afirmou que, por ter estado na região de Erlangen e saber que seu plano estratégico é bem-sucedido, reconhece a relevância da implementação desse cluster aqui. “Para São Leopoldo, essa vinda trará muitos benefícios. Uma cidade antes voltada para a metalurgia, para a borracha, agora poderá ampliar sua matriz econômica investindo na área da saúde, uma de suas prioridades”.