Das salas de aula para o Muro da Mauá: alunos da Unisinos ganham espaço para expor sua arte 

Instalação da arte criada por de Santhiago Lautert e Rafael Rocha Dorneles, estudantes do curso de Design, ocorreu na última sexta-feira (14)

Foto: Laura Santiago

O que começou como uma brincadeira entre uma aula e outra acabou se transformando em parte da paisagem de Porto Alegre. Na última sexta-feira (14), foi realizada a instalação da arte produzida por Santhiago Lautert e Rafael Rocha Dorneles, estudantes do curso de Design da Unisinos, em uma parte do Muro da Avenida Mauá, no Centro da Capital. 

A criação foi produzida em novembro de 2022, durante o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, projeto promovido pela Prefeitura. Submetida à votação popular, a arte conquistou a maioria dos votos. 

Arte produzida por Santhiago e Rafael agora faz parte do Muro da Mauá, em Porto Alegre 
(Imagem: divulgação) 

Faces Educadoras 

O 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora contou com sete salas de apresentação de projetos e experiências educadoras, entre elas a exposição artística “Faces Educadoras”.  A convite da professora do curso de Design Debora Barauna, Rafael e Santhiago participaram das atividades. Acabaram encontrando na arte urbana a inspiração para o desenho que mais tarde viria a marcar parte do Muro da Mauá. A ideia era conseguir expressar um pouco de cada cidadão de Porto Alegre, cidade marcada por diferentes tipos de pessoas. Uma delas, inclusive, é Jader Pxoto, fotógrafo idealizador da exposição “Lanceiros Negros”, que teve o rosto estampado na arte da dupla. 

“Esse projeto mostra a importância de um processo de abertura na relação entre aluno e professor, no qual o professor consegue perceber no aluno sua capacidade para além do espaço da sala de aula”, afirma Debora. A professora ainda entende que a representatividade desse momento para a Unisinos está em diversas esferas. “Para nós, é motivo de orgulho ver os alunos mostrando a sua arte, suas habilidades e seus interesses projetuais”, complementa. 

Arte criada por Santhiago e Rafael destaca um pouco de cada cidadão de Porto Alegre, cidade marcada por diferentes tipos de pessoas 
(Foto: Laura Santiago) 

Exercendo a criatividade 

“A gente gosta de desenhar, até porque é uma das coisas que nos leva para o curso de Design. Nas paredes da Unisinos, dá para desenhar como se fosse um grande quadro branco”, conta Rafael. O gosto pelo desenho foi crescendo ao longo da graduação, o que incentivava a dupla a criar artes em quadros e paredes da Universidade. “É interessante ver como dentro da área criativa tudo realmente tem que fluir. Nada foi forçado. Aos poucos, fomos exercendo a nossa criatividade”, salienta Santhiago. 

O talento, é claro, foi sendo reconhecido. Assim, a dupla teve a ideia de registrar suas criações antes que eventualmente fossem apagadas. Assim surgiu o projeto @desenhando_unisinos. “Desde o início, a ideia era incentivar as outras pessoas a participar. Por isso, a gente incentivava quem também desenhava a mandar as criações pra gente, independentemente do nível técnico. Podia ser um desenho, um palito, uma arte mais elaborada, algo que gostasse”, complementa Santhiago. 

O rosto de Jader Pxoto (ao centro) foi uma das figuras estampadas na arte da dupla de estudantes da Unisinos 
(Foto: Laura Santiago) 

Porto Alegre Cidade Educadora  

Para Debora, de modo mais amplo, a participação dos alunos mostra o quanto a Unisinos está engajada com o retorno de Porto Alegre para o Cidade Educadora. “Desde o começo, a Universidade foi parceira, disponibilizando infraestrutura, professores e alunos, acreditando que a Capital é uma cidade educadora”, reforça a professora. No ano passado, a Porto Alegre voltou a fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras.  

O movimento Porto Alegre Cidade Educadora é composto pelo Poder Executivo Municipal, instituições de ensino superior, como a UFCSPA, UFRGS, Unisinos e PUCRS, além dos colégios Monteiro Lobato, Marista Rosário e Farroupilha. Fazem parte ainda o Pacto Alegre, Instituto Caldeira, Galpão Cultural, Ong Misturaí, Ong Espalhe Amor, APAC Porto Alegre, Poa Inquieta e Prefeito das Praças. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar