Cursos de Farmácia e GIL propõem soluções ao Mundo Mais Limpo

Estudantes das graduações se uniram no encontro de novas ideias para a Cooperativa

Crédito: Arquivo Pessoal/Vitória Mottin

Neste semestre os cursos de Farmácia e Gestão para Inovação e Liderança (GIL) se uniram em uma atividade com o objetivo de encontrar soluções para otimização dos processos da Cooperativa Mundo mais Limpo. Enquanto os alunos de Farmácia abordaram o problema do ponto de vista técnico, os alunos do GIL trabalharam do ponto de vista da gestão.

O início da atividade aconteceu com uma visita técnica à Cooperativa para que os estudantes entendessem as necessidades da empresa e identificassem os problemas que poderiam ser solucionados. “Além de identificar um problema, os alunos têm a chance de avaliar limitações para implantação de algumas ideias, prevendo potenciais dificuldades”, destaca a professora da Escola de Saúde, Vitória Mottin.

Os estudantes de Farmácia buscaram soluções para facilitar o acesso às informações na leitura de termos técnicos, sobre o que fazer em relação às sobras de sabão e, também, a respeito dos aspectos regulatórios para auxiliar a cooperativa. Já os alunos do GIL, como explica a professora da Escola de Gestão e Negócios, Emanuelle Nava Smaniotto, trabalharam em algumas frentes, sendo uma delas a organização financeira. “Queríamos entender como elas se organizam financeiramente e tentar criar uma metodologia simples, onde elas consigam controlar tudo o que gastam para saber se estão ganhando ou perdendo no final”. As outras frentes trabalhadas foram: precificação, gestão de produção e marketing.

Os trabalhos foram apresentados à uma representante do Mundo Mais Limpo durante o mês de junho e, mesmo com a finalização da atividade, alguns alunos demonstraram interesse em seguir trabalhando nessas soluções. Para a professora Vitória, a atividade é de grande importância aos estudantes de ambos os cursos, pois permitiu solucionar problemas sob ângulos diferentes, fazendo com que eles pensassem de forma mais inovadora. “O trabalho em equipes multidisciplinares e a capacidade de adaptação a diferentes realidades são aspectos importantes para a formação dos futuros profissionais”, coloca.