Curso de Psicologia celebra 50 anos

Uma série de eventos serão realizados para comemorar as cinco décadas de vida da graduação. Além de promover uma maior aproximação entre alunos e professores, as atividades querem resgatar histórias e reforçar pilares

Crédito: Divulgação

O ano de 2021 marca os 50 anos do curso de Psicologia da Unisinos. Fundado em 24 de agosto de 1971, foi a segunda graduação criada no Estado do Rio Grande do Sul. Para comemorar essa data histórica, está sendo organizada uma série de festividades, com a intenção de envolver alunos e professores na celebração. “A ideia partiu de uma vontade de congregar as pessoas em torno desse aniversário. Com as nossas limitações referentes a encontros presenciais, estamos muito contentes de conseguir celebrar essa data especial”, destaca a coordenadora do curso, Rosana Cecchini.

Iniciando as comemorações

As celebrações começam no dia 25 de agosto com o evento de abertura “Psicologia Unisinos 50 anos: histórias para contar e inspirar”, o primeiro capítulo no conjunto de atividades, que irá proporcionar uma ampla visão sobre a trajetória do curso até agora.

No evento de abertura, os participantes poderão conhecer as estradas pelas quais a graduação em Psicologia percorreu para chegar onde está, com mais de mil alunos entre os campi de São Leopoldo e Porto Alegre. “Nós vamos resgatar fatos marcantes desses 50 anos de existência, que acumulam muitas histórias para contar”, adianta Rosana. Segundo a professora, visitar o passado e analisar onde eles se encontram agora perspectiva a visão para o futuro.

Esta será uma atividade gratuita e aberta a todos os públicos: alunos, egressos e funcionários da faculdade. Com duração de duas horas, o evento vai emitir certificado de participação. As inscrições para a abertura se iniciarão no dia 9 de agosto e podem ser feitas no site da Universidade.

O curso de Psicologia foi criado quando a Unisinos tinha apenas dois anos de vida. No encontro de abertura das festividades, os espectadores poderão descobrir como o curso surgiu e foi estruturado. Segundo os professores organizadores do evento, ela é uma graduação cuja abordagem vai além da tradicionalidade, com pilares e narrativas que integram a formação de um psicólogo preocupado em pensar questões da coletividade, usando a base de hoje para projetar o amanhã.

Para Rosana, que é ex-aluna de Psicologia da Unisinos, esse momento, a marca dos 50 anos, gera muito orgulho. “É uma coisa emocionante de poder ser vivida. Minha admiração pelo curso começou quando eu ingressei na faculdade, em 1977. Eu tenho uma lembrança muito gratificante desse envolvimento, primeiro como aluna e depois como professora e coordenadora”, relembra.

Bora participar da Gincana?

Também parte das comemorações, a “Gincana Histórica – 50 Anos da Psico Unisinos” vai começar no dia 2 de setembro e seguirá até a semana do dia 25 de outubro. As inscrições, que já estão abertas, se encerram no dia 30 de agosto. Todos os alunos do curso de Psicologia podem participar, bem como egressos, uma vez que a finalidade da gincana é exaltar a história da graduação.

As inscrições devem ser feitas em grupo, com cada equipe podendo conter de 5 a 15 integrantes. Estudantes que não possuem um grupo definido também podem participar se inscrevendo individualmente. Para esses, a Comissão Organizadora se encarregará de indicar uma equipe. Todos os alunos que participarem receberão horas complementares.

A gincana, que será inteiramente online, não exigirá a realização de tarefas e encontros presenciais, respeitando, assim, os protocolos sanitários em vigor. A primeira tarefa será divulgada às equipes no dia 2 de setembro pelo Instagram do curso. “Nós queremos fazer com que, através das tarefas, se resgate os processos do curso, para que a história vá ao encontro dos alunos e vice-versa, de uma forma divertida e competitiva, no sentido positivo”, explica Rosana.

Para aqueles que estão terminando a graduação ou iniciando o curso durante a pandemia, a gincana é uma oportunidade, segundo os organizadores, para uma aproximação entre o corpo discente e docente, permitindo que todos se conheçam. “A gente está vivendo um momento atípico, em que a presença remota tem inúmeras coisas positivas, mas eu acho que o contato com e entre os alunos fica dificultado. Então, chamá-los para uma atividade assim, que é menos formal, cria um ambiente de aproximação interessante”, acredita Rosana. O formulário de inscrição e o regulamento completo, com todas as regras e indicações da gincana, estarão disponíveis no perfil do curso. É necessário que todos os participantes sigam a página no Instagram, pois será por ela que serão divulgadas todas as orientações, comunicações das tarefas, resultados e pontuações, além de revelada a equipe vencedora.