Curso de fotografia lança Manisfesto Fotocolaborativo

A atividade online é aberta a todos e tem como objetivo reunir imagens sobre a rotina das pessoas

Crédito: Raul Krebs

Para instigar a criatividade, a sensibilidade e a reflexão sobre a realidade que vivemos atualmente, o curso de Fotografia da Unisinos lançou um Manifesto Fotocolaborativo em seu perfil no Instagram. A atividade é direcionada para alunos, professores, colaboradores da universidade que se sintam a vontade para participar, ou mesmo outros fotógrafos que queiram interagir com a comunidade acadêmica. “Esse tipo de atividade vai fazer com que cada participante possa pensar, ativar sua sensibilidade, pensar num conceito e contar sobre sua realidade por meio da fotografia”, diz a coordenadora do curso de Fotografia, Marina Chiapinotto.

“Pensamos em algumas estratégias para manter nossos alunos produtivos, ocupados e envolvidos com a fotografia e com sua produção fotográfica por consequência, durante esse período. Nós acreditamos que a fotografia e a produção artística também mantêm as pessoas com a mente sã. Criar é algo de bom que pode derivar desse momento que estamos passando. Todo momento de crise é muito produtivo, ao menos para algumas pessoas”, explica Marina.

Segundo ela, o professor Raul Krebs lançou a ideia enquanto o corpo docente, durante reunião, estava pensando em atividades coletivas e individuais de acordo com as disciplinas do curso. “Nós observamos nas redes que alguns fotógrafos estavam fazendo esse movimento de interação através do Instagram”, explica Marina. “Um movimento de curadoria para que as pessoas, através dos stories dos fotógrafos, pudessem consumir arte, imagens, beleza. Isso nos resgata nesse momento e nos traz um alívio da carga de notícias sobre a pandemia”, comenta ela sobre a inspiração dos professores para criar a atividade. A coordenadora coloca que, especialmente em relação aos alunos, a ideia é que eles possam se sentir acolhidos e envolvidos pelo curso de fotografia em uma atividade além das aulas.

O compartilhamento das imagens será feito pelos stories do perfil do curso de Fotografia da Unisinos no Instagram. Para participar, basta marcar o perfil do curso, @fotografia_unisinos em um publicação na rede social e usar a hashtag #quarentenafotocolabunisinos. “Em um primeiro momento vamos compartilhar todas as imagens que marcarem o curso e usarem a tag. Em seguida, essas fotos vão para um destaque nos stories do perfil do curso chamado ‘Manifesto’. Quando o período de isolamento terminar, os professores farão uma curadoria de todo o material para selecionar um conjunto de imagens finais”, esclarece Marina.

É importante lembrar que para participar não é preciso ter câmera fotográfica, pois o desafio aceita também imagens feitas com celular.